sábado, 24 de fevereiro de 2018

A HISTÓRIA NÃO ACABOU ...

A HISTÓRIA NÃO ACABOU ...

“Pregando o reino de Deus e ensinando as coisas concernentes ao Senhor Jesus Cristo, com toda a liberdade, sem impedimento algum”.                                   (Atos 28.31)


            Como é edificante a leitura do livro de Atos dos Apóstolos, começa com a ascensão de Jesus Cristo, o momento impar na vida de seus apóstolos. Em torno de 120 pessoas estão numa sala esperando a promessa do Senhor e contemplam a maior explosão de avivamento. Todos estão impelidos a seguir em frente com a missão do Mestre. A Igreja se torna conhecida, perseguida, atuante, incomoda e caindo na graça do povo, quanta contradição, somente o poder de Deus para explicar tudo isso.

            O Espírito Santo é o consolador prometido, que se torna presente para sempre na vida de todo aquele que professa a Jesus como Senhor e Salvador. Aprendemos que ser cheio do Espírito é estarmos debaixo de seu controle e direção, a evidencia dele na vida do cristão é a ousadia em pregar. A Igreja nasce com força e poder que vem do Senhor, se transformando num agente de transformação.

            A Igreja é formada por pessoas, e os primeiros cristãos tinham os mesmos problemas que encontramos nas comunidades eclesiásticas da atualidade. Murmurações, contendas, mentiras e discordâncias existiram, a forma como foram resolvidas é que fez a diferença. Perdemos muito tempo e energia focando nos problemas, ao invés de olharmos para o Senhor da Igreja. O próprio Jesus afirma que teríamos “joio” no meio do “trigo” ou “lobos” no meio das “ovelhas”, foco na missão foi o ponto forte na expansão do evangelho.

            Em Atos dos Apóstolos fica claro que a salvação está disponível para todas as pessoas, basta crer. “E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos”. (Atos 4.12)

            Após o dia de Pentecostes a comunidade de seguidores do “Caminho” começam a crescer e se espalhar. Estevão é o primeiro mártir nesta etapa da história, precisamos estar prontos para “vermos a glória de Deus”. A perseguição aumenta e os cristãos fogem de Jerusalém, mas não conseguem ficar calados, é preciso continuar pregando, é para isso que fomos chamados.

            Gentios (não judeus) são alcançados, samaritanos se dobram diante de Jesus, Deus não faz acepção de pessoas. Saulo o perseguidor tem um encontro com o Senhor na estrada de Damasco. O Paulo transformado, recebe a missão de anunciar entre os não judeus a salvação do Senhor. Pessoas simples, escravos, aristocratas e senhores todos são iguais na Igreja de Cristo, que milagre maravilhoso.

            O Evangelho é anunciado em toda Ásia, chega em Roma e continuam expandindo, Deus usa pessoas nesta obra. Como é bom nos juntarmos ao dono da obra nesta empreitada. Estamos com Ele na missão, é Ele quem nos sustenta e nos capacita, mas devemos a glória a Ele.

Começamos com a promessa: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. (Atos 1.8)

Caminhamos com lutas e perseguições, mas em vitórias e milagres: “E divulgava-se a palavra de Deus, de sorte que se multiplicava muito o número dos discípulos em Jerusalém e muitos sacerdotes obedeciam à fé”. (Atos 6.7)

O livro de Atos dos Apóstolos termina de maneira abrupta em Atos 28.31, mas história não. O evangelho conquistou reinos, atravessou o oceano e chegou até nós. Que Deus seja glorificado a todo instante por nos permitir participar desta história.
Finalizo com uma pergunta, simples e ousada: considerando que o Espírito Santo não mudou, o ser humano continua com as mesmas necessidades espirituais; o que está acontecendo com a Igreja que não continua exercendo influencia em um mundo perdido e corrompido pelo pecado?

Pense nisso!


Pr Cláudio Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...