terça-feira, 1 de agosto de 2023

NÃO TEMOS COMO FUGIR DAS CONSEQUÊNCIAS...

 

NÃO TEMOS COMO FUGIR DAS 

CONSEQUÊNCIAS...

 

“Mas o que Davi fez degradou ao Senhor!”

 (2 Samuel 11:27b NVI)

Então Davi disse a Natã:

"Pequei contra o Senhor!"
E Natã respondeu:

"O Senhor perdoou o seu pecado”.

(2 Samuel 12:13 NVI)

 

 Somos responsáveis pelas escolhas que fazemos, quer sejam boas ou ruins, e cada escolha traz consigo as consequências. Fico intrigado com a capacidade de algumas pessoas em viverem sem pensar que haverá um amanhã.

 

Aprendi ainda na adolescência que;

- Hoje estou usufruindo das escolhas de ontem e o amanhã será o resultado do que faço hoje!

 

Não podemos admitir a isenção do ser humano das suas escolhas. Colocar a culpa no bem ou no mal, em Deus ou nos demônios é simples demais, mas as coisas não são desse jeito. Voltemos a criação: Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”.E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom”. (Gênesis 1:27,31 NVI)

 

Somos espirituais, temos liberdade em fazermos nossas escolhas, fomos criados a imagem e semelhança do Criador. O pecado distorceu a imagem de Deus em nós, mas não retirou. Podemos, dentre toda a criação, termos um relacionamento de intimidade com Deus.

 

É interessante como algumas pessoas conseguem ser tão cruéis com os erros alheios, parece que nunca erram. O pecado precisa ser atacado, o pecador tem que ser amado. Temos aprendido muito pouco com a demonstração do amor de Deus.

 

É necessário falarmos desse amor a todo instante, ensinar as crianças, repetirmos para nós mesmos a todo momento, vivermos intensamente o amor do Criador.  “Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar”.  (Deuteronômio 6:4-7 NVI)

 

Estamos vivendo em Israel um tempo de constantes guerras, e os capítulos 11 e 12 de 2 Samuel nos conta um dos momentos mais desastrosos da vida de Davi, que trouxe consequências para sua família, seu povo e as futuras gerações. Precisamos estar atentos as nossas fragilidades, e se conhecemos a Deus e seus desígnios, não temos desculpas e somente o caminho do arrependimento.

 

Nesse episódio da vida de Davi aprendemos que um pecado atrai outro pecado, e assim vai. Houve o adultério, depois a mentira e a morte de um homem inocente.

 

Com Urias aprendemos sobre honestidade e fidelidade, um soldado que respeitava seus superiores e demonstrava fidelidade com seus subordinados; um homem comprometido com sua missão.

 

Com Natã aprendemos que independente de quem seja devemos com assertividade lutar contra o pecado. Um profeta deve sempre falar em nome de Deus.

 

Bate-Seba está nesse episódio como uma personagem pacifica, no entanto, foi uma relação consensual em que os dois estavam muito à vontade. Ela estava tomando banho em lugar que podia ser vista da sacada do palácio real, foi chamada a ir a presença do rei, aceitando o convite.

 

Davi pecou, foram graves as consequências, houve arrependimento, e o amor de Deus é imensurável.

 

Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões.

Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.

Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue.

Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.

Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.

Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria.

Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei.

Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão.

Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades.

Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.

Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito.

Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.

Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti.

Livra-me da culpa dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação! E a minha língua aclamará à tua justiça.

Ó Senhor, dá palavras aos meus lábios, e a minha boca anunciará o teu louvor.

Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria.

Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.

Por tua boa vontade faze Sião prosperar; ergue os muros de Jerusalém.

Então te agradarás dos sacrifícios sinceros, das ofertas queimadas e dos holocaustos; e novilhos serão oferecidos sobre o teu altar.   (Salmos 51:1-19 NVI)

 

Que Senhor tenha misericórdia de nós!

 

Abraço,

 

Cláudio Eduardo - pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...