terça-feira, 29 de agosto de 2023

CUIDADO COM A INCREDULIDADE...



CUIDADO COM A INCREDULIDADE...


“Mais tarde Jesus apareceu aos Onze enquanto eles comiam; censurou-lhes a incredulidade e a dureza de coração, porque não acreditaram nos que o tinham visto depois de ressurreto.” (‭‭Marcos‬ ‭16‬:‭14‬ ‭NVI‬‬)


É difícil, muito difícil, acreditar no que não é natural; temos a tendência a sermos desconfiados quando algo é extraordinário ou excepcional.

Vivemos numa guerra de informações, e isso não é de hoje. Como sabermos se é ou não verdade?

As nossas crenças são forjadas com a nossa história, a educação e experiências que temos no decorrer da vida. Como é difícil desaprender para aprender.

Hábitos, costumes e tradições são muito fortes. Se cultivamos bons hábitos isso é muito bom, mas precisamos estar abertos as possibilidades de mudanças.

Estamos no último capítulo do evangelho de Marcos, temos a narração da ressurreição de Jesus e a ordem dada a seus discípulos para pregar a mensagem a salvação a todas as pessoas.

“E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.” (‭‭Marcos‬ ‭16‬:‭15‬ ‭NVI‬‬)

Como é triste ver os homens que caminharam com Jesus por aproximadamente três anos não creem nas suas palavras. Ele havia afirmado que iria ressuscitar!

Eles estiverem "ao vivo" vendo os milagres que Jesus realizava. Lázaro foi ressuscitado na frente deles, a filha de Jairo, o filho da viúva de Naim. Como poderiam ser tão incrédulos?

As nossas crenças podem prejudicar a visão da realidade que nos cercam. 

Os nossos preconceitos podem impedir que sejamos coerentes com o que está acontecendo.

A nossa arrogância e prepotência podem prejudicar substancialmente a interpretação dos fatos.

Uma mulher, a qual foi liberta de espíritos malignos, tem o privilégio de ver o Cristo ressurreto antes dos seus apóstolos.

“Quando Jesus ressuscitou, na madrugada do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios.” (‭Marcos‬ ‭16‬:‭9‬ ‭NVI‬‬)

Dois camponeses, pessoas “comuns”, tem o privilégio de estarem com o Cristo ressurreto antes dos seus apóstolos.

“Depois Jesus apareceu noutra forma a dois deles, estando eles a caminho do campo.” (‭‭Marcos‬ ‭16‬:‭12‬ ‭NVI‬‬)

Estavam com as mentes fechadas por causa de suas crenças, seus preconceitos e seus medos.

Nessa narrativa da ressurreição de Jesus Cristo, aprendemos que Deus não faz acepção de pessoas. Maria Madalena antes de conhecer a Jesus era marginalizada pelos problemas espirituais que tinha, sua condição a colocava como alguém que não teria o merecimento da graça de Deus. Uma Mulher liberta pelo Senhor tem o privilégio de encontrar com o Cristo ressurreto.

Os apóstolos não creram naqueles que o haviam avisado que Jesus ressuscitou. Imagino a vergonha quando Jesus se reuniu a eles.


Estamos vivendo dias em que a Palavra de Deus vem sendo distorcida com a intenção de não ofender ou magoar.

Estamos nesse mundo com uma missão, proclamar que Jesus Cristo, somente Ele, salva e liberta!

A missão nossa, da igreja de Cristo, é objetiva, simples, intencional:

“E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.” ‭‭(Marcos‬ ‭16‬:‭15‬ ‭NVI‬‬)

Pregar o evangelho, nada mais!


Estamos enchendo os púlpitos de mensagens de autoajuda, gritos de prosperidade, acomodação com o pecado e qualquer coisa que faça os ouvintes não se sentirem incomodados.


Penso, cada vez que tenho a oportunidade de falar a um grupo: 

- O Jesus diria nessa oportunidade?

E sobre a incredulidade da igreja, pergunto:

- Como estamos agindo com a ordem dada por Jesus?


Como almejo ver a igreja vivendo os sonhos de Deus:

“Então, os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a palavra com os sinais que a acompanhavam.”  (Marcos‬ ‭16‬:‭20‬ ‭NVI)‬‬

Os discípulos obedeceram. 

- E você está pronto a fazer o que o Senhor mandou?


Abraço,


Cláudio Eduardo - pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...