sexta-feira, 11 de agosto de 2023

EXPERIÊNCIAS DE CRIANÇA…

 

EXPERIÊNCIAS DE CRIANÇA…

 

Quando era adolescente eu não gostava de ser chamado ou ser tratado como criança, considerava que estavam me infantilizando. Ao usar a palavra “criança” não o faço de maneira pejorativa ou negativa, infantilizando as atitudes impensadas de jovens e adultos.

 

Perdi muita coisa boa por não querer ser criança, desejava ser adulto logo. Imaginava ter a liberdade dos adultos, mas não tinha noção da responsabilidade. Acreditava que estudando muito conseguiria crescer mais rápido, eram os anos 60 e início dos anos 70, o mundo estava passando por uma revolução cultural, as coisas não eram fáceis. O sonho do curso superior era para os “ricos”, poucos pobres conseguiam ingressar nas universidades públicas, e universidades particulares eram caríssimas, lembro que no meu contexto era quase impossível.

 

Tive a oportunidade de estudar numa excelente escola pública, como falei, os tempos eram outros. Os professores se dedicavam a ensinar, consegui me destacar, e em 1979 fui incentivado por um professor a fazer concurso público. Adolescente, cheio de sonhos, buscando o sustento para continuar perseguindo meus sonhos.

 

As crianças sonham, e precisamos aprender a continuar sonhando. Olhando para trás, me emociono pelas conquistas e pela oportunidade de continuar sonhando. Em 1981, ainda adolescente, já tinha um emprego, estabilidade financeira, desafios, constitui família, tive filhas, e sempre continuei sonhando.

 

 Hoje tenho a oportunidade de me divertir com meus netos, claro que fazendo coisas de criança e sonhando muito. Trago boas memórias da minha infância, e lembro com muito carinho do colo da minha avó, andar de bicicleta com meu avô, minhas tias fazendo as coisas que eu gostava de comer (só com a lembrança minha boca ficou cheia de saliva). Aos cinco anos minha mãe me presenteou com uma Bíblia, a leitura é minha companhia desde a infância, chegando na adolescência já havia lido toda a Palavra de Deus, e nunca mais parei de ler a Bíblia.

 

Uma das coisas que mais me incomoda no contexto da igreja é a minimização da experiência espiritual na vida das crianças. Parece que a liderança eclesiástica não conhece as instruções bíblicas[1][2] ou as histórias de Samuel, Davi, Timóteo, João Batista, Jesus Cristo.

 

Ler o livro de 1 e 2 Samuel é um convite a olharmos em como Deus age na vida das crianças. Samuel vive num ambiente religioso, está sendo criado e preparado para ser um profeta, Ele exercia funções religiosas diante de Israel. “Samuel, contudo, ainda menino, ministrava perante o Senhor, vestindo uma túnica de linho”.  (1 Samuel 2:18 NVI)

O chamado de Samuel é tremendo, e a resposta ensinada por Eli deveria ser a nossa oração diária: FALA SENHOR QUE TEU SERVO OUVE! O começo de serviço do último e grande juiz de Israel foi no início da adolescência[3].  

Então, como você está olhando para as crianças na comunidade religiosa que você faz parte?

 

Davi vive no campo, é o mais novo dos seus irmãos, é pastor de ovelhas, desde adolescência enfrenta os perigos, ladrões, salteadores e feras. A experiência de Davi com Deus era pessoal, falava com o Senhor no dia a dia, sabia quem era e qual era a vontade de Yahweh. Davi desde a infância aprendeu a confiar no Senhor.

Então, o que estamos ensinando as crianças?

 

O grande profeta e juiz de Israel foi forjado quando criança.

O grande rei de Israel, guerreiro, valente, destemido, vitorioso, musico, poeta, íntimo do Senhor.

 

Tanto Samuel, quanto Davi, tinham uma característica em comum, eram vitoriosos e sabiam de quem vinha a vitória.

Samuel: “Então Samuel pegou uma pedra e a ergueu entre Mispá e Sem; e deu-lhe o nome de Ebenézer, dizendo: "Até aqui o Senhor nos ajudou". (1 Samuel 7:12 NVI)

Davi, entretanto, disse a Saul: "Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo. Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo. O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu". (1 Samuel 17:34-37 NVI)

 

Citei somente dois personagens bíblicos do antigo testamento, mais poderíamos falar de muitos outros, pois a intimidade com Deus era vivida no ambiente familiar.

 

Não poderíamos deixar de falar do menino Jesus que aos doze anos está no Templo aprendendo e ensinando com os doutores da lei.

“Depois de três dias o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. Todos os que o ouviam ficavam maravilhados com o seu entendimento e com as suas respostas.... Então foi com eles para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, guardava todas essas coisas em seu coração. Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. (Lucas 2:46-52 NVI)

 

Jesus nos ensina que, mesmo criança, era obediente a sua mãe e seu pai, e estava em constante crescimento. Então, as crianças que você conhece estão crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens?

As experiências de criança nos deixam marcas para toda a vida, vamos investir para que sejam marcas boas, positivas, duradouras e que tragam na velhice lembranças maravilhosas.

 

Não se esqueça, Deus chama as crianças para o seu serviço!

 

Abraço,

 

Cláudio Eduardo - pastor



[1]  Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.  Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.  (Deuteronômio 6:4-7 NVI)

[2]  Até a criança mostra o que é por suas ações; o seu procedimento revelará se ela é pura e justa. (Provérbios 20:11 NVI)

[3] O Senhor voltou a chamá-lo como nas outras vezes: "Samuel, Samuel! " Então Samuel disse: "Fala, pois o teu servo está ouvindo". (1 Samuel 3:10 NVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...