terça-feira, 25 de agosto de 2020

VOCÊ CRÊ EM DEUS? Então prova!

 

VOCÊ CRÊ EM DEUS? Então prova!

 

Por isso jejuamos e suplicamos essa bênção ao nosso Deus, e ele nos atendeu. (Esdras 8:23 NVI)


Temos vivido tempos difíceis, o planeta acometido por uma pandemia, as desinformações e o uso politiqueiro da desgraça mundial, a corrupção institucionalizada, a crescente minimização da desigualdade, a religião e fé se transformando num rentável negócio, o crescente consumo de drogas e a degradação da família; são alguns dos exemplos da situação desastrosa que estamos vivendo.

 

Onde está o povo de Deus? O que estamos fazendo?

 

Confesso que no início da pandemia esperava que como humanidade saíssemos melhor depois que tudo passasse, hoje não consegui ver dessa forma, parece que como sociedade estamos deixando florescer o que temos de pior.

 

Continuamos lendo o livro de Esdras, no capitulo 7 Esdras recebe a incumbência de retornar a Jerusalém, sua missão ensinar a Lei do Senhor ao povo, aos olhos humanos seria uma missão cheia de dificuldades, mas debaixo da mão do Senhor não havia o que temer.

 

“Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas. (Esdras 8:23 NVI)

 

Organizada a caravana, convidar os companheiros de viagens, a estrada é perigosa, estavam levando um tesouro em ouro e prata, certamente, seria prudente ter uma escolta armada. O dilema que Esdras está passando deveria ser natural a cada um de nós: Tenho medo, e confio em Deus, o Todo Poderoso.

 

Quando chego nessa passagem, vejo como a Bíblia retrata a nossa humanidade, o nosso medo, a nossa fragilidade; mas também mostra a confiança e a esperança que podemos e devemos depositar no Senhor.

 

Esdras havia afirmado que a poderosa mão do Senhor estava com eles. “A mão bondosa de nosso Deus está sobre todos os que o buscam, mas o seu poder e a sua ira são contra todos os que o abandonam". (Esdras 8:23 NVI)

 

Esdras estava com medo, isso é natural e normal, precisava exercer a sua fé, teve vergonha de pedir uma escolta, e que santa vergonha, é hora que conversar e se humilhar diante de quem manda, é oportunidade de se colocar em prática o discurso, é momento de declarar a sua fragilidade diante do Senhor.

 

O Jejum entre os Judeus era símbolo de humilhação, precisamos reaprender a nos humilharmos diante do Senhor, temos assumido uma posição prepotente e arrogante diante do Senhor, é como se só clamássemos por ajuda quando consideramos conveniente. Como seria salutar se tivéssemos mais vergonhas, e pudéssemos deixar Deus ser visto em nós e através de nós.

 

Muitas vezes antes de começarmos uma viagem já estamos considerando todas as coisas negativas que estrão acontecendo, esquecemos que a bondosa mão do Senhor está conosco. A viagem pode ser uma mudança de um emprego, o tratamento de uma doença grave, ou qualquer outra coisa que nos obrigue a saímos da nossa zona de conforto. Esdras está saindo da sua zona de conforto, a Babilônia. Esdras se dispõe a enfrentar o novo confiando na poderosa mão do Senhor.

 

Olha como foi cansativa e estressante a viagem para Esdras, fico imaginando que durante o percurso ele estava pensando em como seria o seu ministério (serviço) entre o seu povo, ao mesmo tempo que não se descuidava de agradecer a Deus pelo seu cuidado e proteção a cada momento.

“A mão do nosso Deus esteve sobre nós, e ele nos protegeu do ataque de inimigos e assaltantes pelo caminho. Assim chegamos a Jerusalém, e ficamos descansando três dias.” (Esdras 8:23 NVI)

 

Então, é hora de sentarmos a margem do rio Aava, e como Esdras convocarmos o povo para nos humilharmos perante o Senhor. Isso não significa sermos irresponsáveis ou negativista da situação grave que vivemos, e nem começarmos uma demonstração fanática com heresias humanas; é hora de buscarmos de verdade ao Senhor.

 

Ali, junto ao canal de Aava, proclamei um jejum, a fim de que nos humilhássemos diante do nosso Deus e lhe pedíssemos uma viagem segura para nós e nossos filhos, com todos os nossos bens. (Esdras 8:21 NVI)

 

Continuo contando com suas orações;

 

Abraço,

 

Cláudio Eduardo - Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...