sexta-feira, 21 de agosto de 2020

É PRECISO APRENDER A LIDAR COM AS OPOSIÇÕES!

 

É PRECISO APRENDER

A LIDAR COM AS OPOSIÇÕES!

 

Quando os inimigos de Judá e de Benjamim souberam que os exilados estavam reconstruindo o templo do Senhor, o Deus de Israel, foram falar com Zorobabel e com os chefes das famílias: "Vamos ajudá-los nessa obra porque, como vocês, nós buscamos o Deus de vocês e temos sacrificado a ele desde a época de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos trouxe para cá". 

(Esdras 4:1,2 NVI)


Passei o dia avaliando que título daria a meditação do capítulo 4 do livro de Esdras, afinal de contas algumas verdades precisamos tirar desse texto, e não somente isso, devemos tirar lições para nossas vidas.

 

Pensamento contrário nos ajuda a refletir, está no campo das ideias, discutimos projetos e a metodologia para se alcançar o objetivo desejado. Como é salutar se discutir em equipe a melhor forma de se chegar a meta proposta. A reunião pode ser acalorada, pode até acontecer que na defesa das ideias se eleve o tom da voz, mas ao final termina com todos unidos em prol de um objetivo comum.

 

Eu, particularmente, gosto de ter pessoas que pensam diferente de mim nas equipes que tive o privilégio de participar ou liderar. Gosto porque não sou o dono da verdade absoluta, as ideias contrarias me obrigam a olhar a situação de outro ângulo que talvez eu não tenha percebido e fazem com que o projeto seja aprimorado na busca da excelência.

 

Uma das grandes dificuldades que enfrentamos é saber separar pessoas de projetos.  Projetos são para serem debatidos, discutidos, aceitos ou rejeitado; pessoas são para serem amadas e respeitadas, mesmo quando pensam diferente de nós.

 

A dificuldade aumenta quando estamos num projeto que cremos ser de Deus, como um trabalho de ajuda ao próximo ou a construção de uma igreja, e começamos a ter grandes oposições que começam de maneira sorrateira para nos impedir de alcançarmos o objetivo proposto.

 

Se estamos no campo espiritual, tenha certeza de que se a obra é de Deus, certamente teremos oposição, mas no final seremos vencedores.

 

Os inimigos do povo de Deus queriam sorrateiramente impedir a reconstrução do Templo pelos que voltaram da Babilônia (Esdras 4), digo de maneira sorrateira pois quiseram se colocar numa união espúria para ajuda-los na reconstrução; suas intenções ficam claras quando não alcançando o intento na primeira investida tentam corromper alguns dos trabalhadores, procuram provocar desanimo no povo, investem nos auxiliares do rei e escrevem uma carta para o rei com acusações contra o povo de Deus.  A obra é interrompida temporariamente, mas é de Deus, e ninguém pode ser contra o Senhor.

 

Os profetas Ageu e Zacarias profetizam nessa época, mostram que a obra é de Deus e ninguém pode impedir.

“"Tanto a prata quanto o ouro me pertencem", declara o Senhor dos Exércitos. "A glória deste novo templo será maior do que a do antigo", diz o Senhor dos Exércitos. "E neste lugar estabelecerei a paz", declara o Senhor dos Exércitos.” (Ageu 2:8,9 NVI)

 

Aprendo nesse texto que a obra do povo de Deus é para o povo de Deus, que devemos evitar qualquer tipo de união com aqueles quem não fazem parte do povo de Deus ou que venham com intenções que não condizem com o Deus a quem servimos

 

Aprendo, ainda, que não precisamos de rifas, livro de ouro, gincana, ou qualquer outro meio diferente da oferta voluntária para a obra de Deus. Se é de Deus, Ele mesmo provê os recursos. A grande dificuldade é que as vezes, temos projetos bons, mas não perguntamos para Deus se o projeto é dEle; como já disse alguém: “De boas intenções o inferno está cheio”. Os inimigos do povo de Deus começaram sua investida oferecendo ajuda na obra.

 

Finalizando, nem todo mundo que se coloca contra um projeto que você apresenta é seu inimigo; mas aqueles que são contra um projeto de Deus, na realidade são contra o Deus de projetos tremendos e maravilhosos para o seu povo. Sigam, por favor, o conselho do apóstolo Paulo:  Façam todo o possível para viver em paz com todos”. (Romanos 12:18 NVI)

 

O propósito de viver em paz com todos não pode servir de desculpas para você abrir mão da vontade de Deus para sua vida e o seu comprometimento com o Reino dele nessa terra.

 

Deus tem chamado pessoas de coragem para se juntar a Ele na transformação desse mundo amando as pessoas as pessoas e restaurando o Templo do Espírito Santo, oferecendo constantemente sacrifícios de louvor.

 

Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome. Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada. (Hebreus 13:15,16 NVI)

 

Abraço,

 

Conto com suas orações,     

Cláudio Eduardo - Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...