segunda-feira, 8 de maio de 2023

EU ESTOU VIVO

 



EU ESTOU VIVO…


*“ Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade! Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como tinha naquela época.”*

‭‭Josué‬ ‭14‬:‭10‬-‭11‬ ‭NVI‬‬


Existem guerras que criamos e outras que são criadas para nós!


Guerras que são conflitos bélicos entre nações e guerra que são conflitos pessoais ou espirituais.


Muitas vezes o mundo a nossa volta está uma tremenda balbúrdia, uma confusão, conflitos inimagináveis e nós conseguimos estar em paz.


Gosto de definir a paz não como o oposto a guerra, e sim como o seu estado de espírito diante dos conflitos que temos que enfrentar a cada dia.


A paz não é a ausência das batalhas e sim a plena convicção de que estamos fazendo a coisa certa, da maneira certa e na hora certa.


Josué e Calebe foram espionar a terra a ser conquistada, eram doze homens, homens com maturidade e destaque no meio do povo. 

A estratégia para a batalha viria a partir do relatório deles; será?

‭‭

A maioria, nesse caso, estava errada, e se dependesse do relatório deles o povo estaria peregrinando no deserto até os dias de hoje ou teriam sido todos dizimados.


Então, vamos ao que podemos aprender com Calebe:

- Para liderar é preciso assumir riscos e ter uma visão além do senso comum;

- Quem ia batalhar era o povo, mas a estratégia já tinha sido dada a quem tinha a responsabilidade de liderar; e

- A chama da juventude não se apaga na velhice!


Hoje, quando olho para realidade que nos cerca, vejo a pessoa idosa sendo discriminada por sua idade, por sua condições ou limitações físicas, afirmo que mais do que em outras épocas o etarismo é uma realidade em nossa sociedade!


Calebe afirmou:

- *Tenho agora tanto vigor para ir à guerra como tinha naquela época.*


Como estamos na geração dos questionamentos, perguntamos:

- Será?


O “vigor” ou “ser tão forte”, depende de tão somente de como você está vendo as suas guerras e quem está ao seu lado.


Não importa quem ou que é o inimigo, o que importa é que o Senhor está ao nosso lado:

“*Então CALEBE fez o povo calar-se perante Moisés e disse: “Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!””* (Calebe aos 40 anos)

‭‭Números‬ ‭13‬:‭30‬ ‭NVI‬‬


As vezes nos sentimos cansado, ficamos desanimado, temos vontade de desistir, o desespero toma conta, não conseguimos raciocinar, não vemos saída; então pare e veja quem está ao seu lado.


Não importa sua idade, condições físicas ou financeiras, não fique olhando para as batalhas que ficaram para trás, vamos enfrentar as batalhas de hoje!


“‘*Ouça, ó Israel. Hoje vocês vão lutar contra os seus inimigos. Não desanimem nem tenham medo; não fiquem apavorados nem aterrorizados por causa deles, pois o Senhor, o seu Deus, os acompanhará e lutará por vocês contra os seus inimigos, para dar a vitória a vocês’.”*

‭‭Deuteronômio‬ ‭20‬:‭3‬-‭4‬ ‭NVI‬‬


Que o bom Deus nos abençoe!


Cláudio Eduardo - pastor


Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...