sábado, 27 de fevereiro de 2021

DEIXANDO DE SER REFÉM DO MEDO!




DEIXANDO DE SER REFÉM DO MEDO!

O medo é uma característica muito natural e normal do ser humano.
Enquanto sensação de alerta diante do perigo, é benéfico e serve para uma melhor avaliação dos passos a seguir.
O grande problema é quando o medo é superdimensionado, nos paralisando, impedindo as nossas reações e fazendo com que adoecemos diante da iminência de um perigo real ou imaginário.
O refém é aquele que contra a sua vontade fica presa em poder de outra pessoa.
O medo aprisiona, adoece e mata os nossos sonhos.
O medo está intimamente relacionado com as nossas crenças e valores. Temos uma fala muito bonita, declaramos que Deus está sempre ao nosso lado, que nada poderá nos atingir; mas no primeiro susto ficamos aterrorizados.
O capítulo 8 do Evangelho de Lucas nos conta como podemos a qualquer momento nos tornarmos reféns dos nossos medos.
Jesus cansado, dia intenso, aproveita o sacudir das ondas (banzeiro na região amazônica) para o ninar. Dormindo Jesus, começa uma grande tempestade, imagino relâmpagos e trovões, os discípulos que estavam no barco entram em desespero, sabiam que nada podiam fazer a não ser esperar.
Acordam a Jesus!
O sono tranquilo de Jesus incomodou aos desesperados discípulos.
Como pode alguém permanecer tão calmo e tranquilo em meio a tão grande tormenta?
O medo provoca desespero, e fazemos coisas que muitas vezes nos arrependeremos depois.
Ainda, no capítulo 8 do evangelho de Lucas, observamos mais uma vez o efeito devastador do medo na vida de uma pessoa ou de uma comunidade, a terra dos gerasenos é a prova clara de que o medo fecha a porta dos sonhos e da esperança.
Um homem dominado por uma legião de espíritos demoníacos, alguém que seus familiares, amigos e a sociedade já tinham desistido dele. Um homem que vivia perambulando como se fosse um lixo, algo indesejável que as pessoas queriam distância.
Jesus o encontra, o liberta, o homem tem sua vida transformada, não é mais o endemoninhado; agora é alguém que tem fé, uma razão de viver, tem uma casa, uma família, uma mensagem a compartilhar.
Os gerasenos testemunham que o homem “está em perfeito juízo”, lucido, vestido, e conversando com Jesus; tudo isso provoca um grande temor. O estado anterior era mais confortável, parece com algumas pessoas que precisam de um demônio de estimação para chamarem a atenção ou justificarem as suas mazelas.
“Então, todo o povo da região dos gerasenos suplicou a Jesus que se retirasse, porque estavam dominados pelo medo. ”
(Lucas 8.37 NVI)
Finalizando, e para nossa reflexão deixo a pergunta a seguir:
Como estou lidando com o meu medo?
Não se esqueça que o medo é normal e natural, mas não precisamos ter medo de Deus, mas sim amor e respeito.
No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. Nós amamos porque ele nos amou primeiro. (1 João 4.18,19 NVI)

Abraço,
Cláudio Eduardo - Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBEDECER É A SAÍDA PARA EVITAR MALDIÇÃO…

OBEDECER É A SAÍDA PARA EVITAR MALDIÇÃO… Como tem sido difícil uma vida de obediência,   Escolhemos desobedecer a Deus, e diante disso vem a...