sábado, 27 de fevereiro de 2021

CUIDADO COM A MEDIOCRIDADE ... (sonhando os sonhos de Deus! )

 

CUIDADO COM A MEDIOCRIDADE ...

(sonhando os sonhos de Deus! )

 

“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra".   (Atos 1:8 NVI)

 

Durante o início da minha caminhada com Cristo conheci uma igreja evangélica brasileira que se preocupava com seu crescimento natural, o povo comprometido com o crescimento espiritual e pessoal e crescimento numérico da sua congregação.

 

Sou de uma época, não muito distante, por volta de 35 anos, que as famílias iam unidas nas manhãs de domingo para escola bíblica, as crianças memorizavam versículos bíblicos, todos estavam conscientes que a responsabilidade de evangelizar era da igreja e não somente de um grupo especifico, havia unidade e espiritualidade nos projetos e que o Espírito Santo dirigia a vida das pessoas e consequentemente da Igreja.

 

Defendo projetos e planejamentos, e reconheço sendo de fundamental importância o papel da liderança em cada congregação. No entanto, tenho ficado assustado com o esvaziamento da congregação nas decisões de sua comunidade e a terceirização do servir que pertence a igreja.

 

Os dons e talentos estão ficando guardados, e apenas um seleto grupo tomam as decisões e executam as tarefas da igreja.

 

As atribuições do Espírito Santo estão sendo delegadas a expert em administração e marketing, o diaconato que é bíblico está dia-a-dia sendo extinto em muitas congregações. A hierarquia eclesiástica vem se tornando uma triste realidade, até parece que existem discípulos de categorias diferente.

 

Na crucificação os discípulos desistiram, Jesus estava morto, e de uma maneira humilhante, pendurado numa cruz. Lá se foram os sonhos e a esperança!

 

Hoje parece que estamos desistindo diante dos modismos e das novidades, estamos nos rendendo diante dessa nova maneira de ser “igreja”; não é saudosismo, e sim voltarmos para simplicidade do Senhor da Igreja.

 

Tomem posse do poder (sejam cheios do Espírito Santo), planejem orientado por Ele. Não tenham medo dos desafios, desde que estejam sob sua orientação.

 

O poder é para testemunharmos próximo, um pouco distante e muito longe. É para declararmos quem é Jesus em nós e através de nós.

 

Os primeiros cristãos não tinham a Bíblia como temos hoje, estão usemos a Palavra para conhecermos mais de Deus e Glorificarmos o seu nome.

 

Os primeiros cristãos não tinham a tecnologia que temos, estão usemos a tecnologia para a Glória de Deus.

 

Não estou falando de liturgia ou modelo de ser igreja, mas sim de sermos uma igreja revestida do Poder, e falo de Poder com letra maiúscula, pois o Poder é a pessoa do Espírito Santo.

 

A cada dia novos desafios nos são propostos, e isso é maravilhoso, estamos vivos e podemos sonhar com dias melhores, não podemos parar de sonhar, sonhos alimentam esperanças, e a esperança nos estimula a avançar.

 

Quando Pedro pregou em Jerusalém no dia de Pentecostes ele afirma que a profecia de Joel estava se cumprindo de uma vez por todas na vida de todo aquele que reconhece a Jesus Cristo como Senhor: ... isto é o que foi predito pelo profeta Joel: ‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão. (Atos 2:16-17 NVI)

 

Quando nos dispomos a entender a vontade de Deus e a obedecer, a tarefa é sempre impossível, humanamente falando, mas também é o momento do reconhecimento de nossa fragilidade e incapacidade; se nos deixamos dominar pelo tamanho dos desafios ficaremos parados sem ânimo e força para prosseguir, por isso é preciso num ato de fé e coragem se lançar nos braços de Jesus e sempre avançar.

 

Tente imaginar a tarefa que Jesus dá aos seus discípulos. Poderíamos começar pela seleção dos doze, que currículo eles tinham para a missão de conquistar o mundo, eram homens simples, trabalhadores, sem muita cultura (segundo os padrões da época), com todos os pecados e paixões características do ser humano.

 

Eles precisavam ser capacitados, Jesus faz um curso intensivo com eles, tem aulas sobre ética, relações humanas, teologia, culto e celebração, espiritualidade, oração, justiça e sociedade, e todos os outros temas necessários para se conquistar o mundo.

 

Na crucificação de Jesus todos são reprovados, e decidem voltar a mediocridade de vida que tinham antes de caminhar com Jesus, não os julguemos, pois se estivéssemos no lugar deles talvez tivéssemos o mesmo comportamento.

 

O maravilhoso é que na escola de Deus existe oportunidade de recuperação, e como é bom essa oportunidade, para os discípulos e para toda a cristandade a ressurreição de Jesus é o início de uma nova etapa, uma etapa de coragem e ousadia.

 

Andar com Jesus é o diferencial para qualquer pessoa, olha o testemunho dos apóstolos: “Vendo a coragem de Pedro e de João e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.” Atos 4:13.

 

Não olhe para o desafio, olhe para quem prometeu estar sempre ao seu lado, encare todos os desafios buscando sempre entender e obedecer a vontade de Deus.

 

A missão é grande, mas Deus é infinitamente melhor.

 

Que os sonhos de Deus sejam os seus sonhos, pois se sua vida for colocada diante do Senhor a Sua vontade prevalecerá, e você nunca estará sozinho, é certeza de sucesso.

 

Aproveite da companhia do Espírito Santo, ele não te abandona, deixe Ele dirigir sua vida e você terá sonhos maravilhosos.

 

Conto com suas orações!

 

Cláudio Eduardo M. Costa – Pastor

 

______________________________________________________




OBS: Quando uso a palavra “sonho” nesse texto estou me referindo a projetos, desafios e planos que fazemos relativos ao futuro.

 

Um comentário:

MÃE COMO MARIA

  MÃE COMO MARIA Cláudio Eduardo   Maria de Jesus, Maria das Graças, Maria das Dores, Maria da Conceição, Maria Auxiliadora, Maria Madalena,...