domingo, 31 de janeiro de 2021

É TEMPO DE ALVOROÇAR O MUNDO, É TEMPO DE PROCLAMAR VIDA E ESPERANÇA!

 

É TEMPO DE ALVOROÇAR O MUNDO,

É TEMPO DE PROCLAMAR VIDA E ESPERANÇA!

 

"Esses homens que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui...” Atos 17:6

 

INTRODUÇÃO:

 

Estamos vivendo dias difíceis, no entanto, para que aqui chegássemos como cristãos, os que professam o verdadeiro evangelho sempre sofreram perseguições.

No Novo Testamento temos um livro histórico chamado de Atos dos Apóstolos, mas que caberia muito bem o título de Atos do Espirito Santo. Nele observamos o quanto Deus usa homens e mulheres para proclamação do seu amor, seu poder e sua glória.

O que dizer daqueles onze lideres, preparados pelo Senhor Jesus para a transformação do mundo. De Jerusalém o Evangelho vem alcançando todas as Nações.

 

Os primeiros cristãos não tinham os recursos financeiros e tecnológicos que possuímos hoje. A mensagem pregada vinha de uma experiência viva e pessoal com o Espirito Santo, eles ainda não tinham o Novo Testamento.  Foram perseguidos, humilhados, perderam bens, foram expulsos de suas terras e em muitos casos se afastaram do convívio familiar; tudo isso porque decidiram viver o amor para com Cristo.

 

Eles no final do primeiro século já tinham alcançado a Europa, o cristianismo quanto mais era perseguido, mais se espalhava e crescia.

 

O que está acontecendo conosco?

 

Certa feita, um determinado líder religioso, no afã de justificar a estagnação da sua comunidade e a diminuição numérica, veio com um discurso pré-fabricado, que na minha opinião não reflete o que tenho aprendido com Cristo:

- Os mais importante é a qualidade do que a quantidade!

Retruco esse discurso da seguinte maneira:

- Se tem qualidade, certamente vai estar crescendo numericamente, é só ver o exemplo dos primeiros cristãos que eram em torno de 120 pessoas[1] no dia de pentecostes, logo após o sermão de Pedro tivemos a integração na igreja através do batismo de 3000 almas[2], algum tempo depois eram 5000 pessoas[3] e depois já não se podia contar.

 

O Espirito Santo é o mesmo, Deus é o mesmo, as promessas do Senhor são as mesmas: O que está acontecendo com os cristãos hoje? Que tipo de impacto estamos causando? Como as pessoas a nossa volta estão nos vendo?

 

Havia um diferencial entre eles e nós hoje, eles estavam conscientes da sua responsabilidade e se deixaram ser guiados pelo Espirito Santo.

 

Convido você a ler o texto a seguir de Atos 17:1-9:

Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga judaica.
Segundo o seu costume, Paulo foi à sinagoga e por três sábados discutiu com eles com base nas Escrituras, explicando e provando que o Cristo deveria sofrer e ressuscitar dentre os mortos. E dizia: "Este Jesus que lhes proclamo é o Cristo”.

Alguns dos judeus foram persuadidos e se uniram a Paulo e Silas, bem como muitos gregos tementes a Deus, e não poucas mulheres de alta posição.
Mas os judeus ficaram com inveja. Reuniram alguns homens perversos dentre os desocupados e, com a multidão, iniciaram um tumulto na cidade. Invadiram a casa de Jasom, em busca de Paulo e Silas, a fim de trazê-los para o meio da multidão.
Contudo, não os achando, arrastaram Jasom e alguns outros irmãos para diante dos oficiais da cidade, gritando: "Esses homens que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui, e Jasom os recebeu em sua casa. Todos eles estão agindo contra os decretos de César, dizendo que existe um outro rei, chamado Jesus".

Ouvindo isso, a multidão e os oficiais da cidade ficaram agitados. Então receberam de Jasom e dos outros a fiança estipulada e os soltaram.

 

Tessalônica era a capital da macedônia e um centro econômico florescente, fica cerca de cento e sessenta quilômetros de Filipos, a margem da via Egnácia (Estrada que fazia ligação com Roma a capital do império), tinha um porto estratégico e comandava as relações comerciais daquela região.

Paulo chega a Tessalônica e como de costume procura primeiro os judeus e prosélitos da sinagoga daquela cidade, foram três sábados conversando e ensinando sobre quem é Jesus, ou melhor, que Jesus é o Cristo.

 

Segundo as cartas aos Tessalonicenses o período de Paulo e Silas ali foram de meses, e por essas cartas observaremos que além da evangelização houveram outros assuntos das escrituras que foram estudados, principalmente os de cunho escatológico[4].

  

"Esses ... que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui...” Atos 17:6 NVI

PARA ALVOROÇAR O MUNDO PRECISAMOS:

1 - Anunciar e ensinar que Jesus é o Cristo!

"Este Jesus que lhes proclamo é o Cristo”.

 

Estamos vivendo em um mundo cheio de verdades, onde as pessoas definem as suas crenças, as defendem e esperam que todos os acompanhem.

 

Quando falamos de Jesus, uma pessoa que existiu na história, que constituiu seguidores (discípulos), os quais utilizaram forma natural da época na transmissão de seus ensinos, que temos quatro livros apresentando de maneira diferente, mas sem contradição, quem ele era, e mesmo assim os cristãos não conseguem unanimidade em dizer quem realmente é Jesus.

 

Como tem sido difícil observarmos que os que se dizem cristãos conhecem tão pouco das escrituras.

 

Paulo chega na sinagoga, está entre religiosos judeus, pessoas que procuravam praticar a sua fé. Estavam ali para questionar, perguntar, arguir; eles estavam ouvindo, pois, o assunto era importante e interessante.

... discutiu com eles com base nas Escrituras, explicando e provando que o Cristo deveria sofrer e ressuscitar dentre os mortos. E dizia: "Este Jesus que lhes proclamo é o Cristo”.

 

Do Gênesis ao Apocalipse a Bíblia aponta para Cristo; você crer nisso?

O resumo é simples:

O Cristo haveria de nascer, sofrer a morte e ressuscitar; segundo as Escrituras!

 

O anuncio está feito, agora chegou a hora de ensinar, e esse ensino não pode ser de qualquer maneira, eu preciso de embasamento teórico que somente é possível a partir do estudo da Palavra de Deus.

 

MINHA EXPERIÊNCIA PESSOAL:

 

Eu era temente a Deus, já havido lido toda a Bíblia, sabia de cor a ordem dos livros da Bíblia, mas não tinha tido uma experiência com Cristo. Vários cristãos tentaram me evangelizar, mas tinham um conhecimento superficial da Palavra de Deus e muitas vezes saiam envergonhados.

Sempre gostei de história, amava o Antigo Testamento, e descobri que muitos evangélicos gostavam de se apresentar como Neo Testamentário, haviam alguns que até usavam somente uma edição do Novo testamento.

Fui alcançado por um homem que tinha conhecimento e profundidade bíblica, Exequias Cerqueira Santos, que dedicou tempo para me ensinar as verdades bíblicas.

 

Que possamos ser bíblicos!

Que amemos e estudemos a Palavra de Deus e estejamos disponíveis a apresentarmos o Jesus através dessa Palavra!


"Esses ... que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui...” Atos 17:6 NVI

PARA ALVOROÇAR O MUNDO PRECISAMOS:

2 - Assumir que o nosso compromisso é com Cristo, independente das circunstâncias!

 

Tessalonica ficava a aproximadamente cento e sessenta quilômetros de Filipos, e nessa cidade Paulo foi preso e muito maltratado.

 

Você continuaria a missão?

 

A convicção de que Jesus Cristo é o Senhor estava presente em todas as circunstâncias na vida dos primeiros cristãos. Eles se alegravam pela perseguição, sabiam da necessidade de anunciar a palavra com ousadia[5]. 

 

Tanto em Tesssalonica, como em Corinto, Paulo trabalhava para não ser pesado aquela igreja que estava nascendo; tanto que, usam o termo de “fazedor de tendas” para os pastores que tem outra atividade além do ministério.

 

Servir a Cristo não é profissão, e nem pode ser visto como oportunidade de ficar rico, se a congregação tem condições de sustentar aqueles que a lideram, glorificamos a Deus por isso.

 

O que estamos fazendo com o ministério da igreja?

 

Alguns defendem a profissionalização daqueles exercem as atividades eclesiástica, tanto que a alguns anos vi a criação do sindicato dos pastores evangélicos[6], e entre as reivindicações desse sindicato estavam: piso salarial, férias, 13º salário, aviso prévio e licença paternidade.

 

Outro aspecto importante é que não devemos estar olhando para as dificuldades e os problemas. Em Filipos, na prisão, Paulo e Silas cantavam louvores ao Senhor, que culto maravilhoso sendo prestado naquele lugar. Isso não significava que as dores dos açoites não eram reais, pelo contrário, havia a consciência de privilégio em estar servindo a Cristo.

 

Olhemos para os resultados:

Alguns dos judeus foram persuadidos e se uniram a Paulo e Silas, bem como muitos gregos tementes a Deus, e não poucas mulheres de alta posição.

 

Temos tido resultados que sejam mensuráveis?

 

"Esses ... que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui...” Atos 17:6 NVI

 

PARA ALVOROÇAR O MUNDO PRECISAMOS:

3 - Fazer a diferença!

 

Os primeiros cristãos eram vistos por onde passavam, quando folheio o livro de Atos dos Apóstolos vejo um povo ousado, destemido e corajoso. O amor a Deus que ardia em seus corações era o combustível que os impulsionava.

 

Lídia e a família do carcereiro em Filipos, em Tessalonica homens e mulheres se unindo a Igreja, é os primeiros cristãos não subestimando o poder que tinham, o poder que faz a diferença, o poder de testemunhar[7].

 

Em Jerusalém e toda a Judeia testemunharam para os seus familiares, seus conterrâneos, pessoas que tinham as suas crenças e os seus costumes.

 

Em Samaria alcançaram aqueles que eram discriminados e marginalizados, os judeus nunca imaginaram poder haver algum tipo de comunhão com um samaritano.

 

Quando penso nos confins da terra, vejo a igreja saindo de Jerusalém, homens e mulheres, anônimos na grande maioria, levando a semente do evangelho em todas as direções.

O Evangelho chega a Tessalonica, conquista a Europa, vem para as américas, chega a cidade do Rio de Janeiro, chegou até nós.

 

Quando fazemos diferença, somos notados, e muitas vezes isso causa inveja, aqueles que não concordam ou não aceitam começam a planejar perseguição, pensam que podem nos parar, isso apenas mostra que não somos nós, mas o Senhor através de nós.

 

Em Tessalonica agitadores e desocupados promoveram a confusão: Mas os judeus ficaram com inveja. Reuniram alguns homens perversos dentre os desocupados e, com a multidão, iniciaram um tumulto na cidade.

 

Que tipo de diferença estou fazendo como cristão?

 

Se a igreja que faço parte deixasse de existir quem sentiria falta dela?

 

Os primeiros cristãos faziam a diferença onde chegavam com a mensagem do Evangelho, mensagem pura, sem enfeites, objetiva, clara e verdadeira.

 

Certa feita alguém me abordou com a afirmação de que precisamos de alguma coisa para atrairmos os jovens para a igreja, a minha resposta foi:

- Se Cristo não é suficiente para te atrair, nada mais importa!

 

Eventos ajuntam pessoas, Cristo une pessoa!

 

"Esses ... que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui...” Atos 17:6 NVI

CONCLUSÃO:

 

Vamos alvoraçar o mundo?

 

Então chegou o momento de definirmos as nossas prioridades:

 

Que possamos aproveitar todas as oportunidades para ANUNCIAR E ENSINAR QUE JESUS É O CRISTO!

 

 

Que o nosso compromisso com Cristo, NÃO DEPENDA CIRCUNSTÂNCIAS!

 

 

Que FAÇAMOS A DIFERENÇA em todos os lugares onde o Senhor nos permitir estar!

 

E seguindo a orientação de Paulo aquela igreja:

Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos. (1 Tessalonicenses 5:14 NVI)

 

Cláudio Eduardo - Pastor



[1] Naqueles dias Pedro levantou-se entre os irmãos, um grupo de cerca de cento e vinte pessoas, (Atos 1:15 NVI)

[2] Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. (Atos 2:41 NVI)

[3] Mas, muitos dos que tinham ouvido a mensagem creram, chegando o número dos homens que creram a perto de cinco mil. (Atos 4:4 NVI)

[4] Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança.               (1 Tessalonicenses 4:13 NVI)

[5] Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente. ... Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus. (Atos 4:29,31 NVI)

[6] https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc31059909.htm

Simeesp (Sindicato dos Ministros de Cultos Religiosos Evangélicos e Trabalhadores Assemelhados no Estado de São Paulo). 1999

[7] Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra".(Atos 1:8 NVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MÃE COMO MARIA

  MÃE COMO MARIA Cláudio Eduardo   Maria de Jesus, Maria das Graças, Maria das Dores, Maria da Conceição, Maria Auxiliadora, Maria Madalena,...