segunda-feira, 14 de setembro de 2020

UM RESUMO EXTREMAMENTE INCOMODO!

 

UM RESUMO EXTREMAMENTE INCOMODO!

 

Toda a lei se resume num só mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo". (Gálatas 5:14 NVI)


Na minha vida acadêmica, desde de criança sempre tive dificuldades em fazer um resumo de um livro ou de um capítulo. Na minha concepção se o autor escreveu é porque é importante. Tenho livros que já li mais de uma vez, e faço isso para não perder nenhum detalhe.

 

Tenho dificuldade em assistir um filme com alguém sentado do meu lado contando o final ou comentando as cenas em voz alta, entendo que tanto na leitura de um texto, na apreciação de um filme ou o relato de um fato, tudo isso vem da percepção de cada um; é algo pessoal, subjetivo e intimamente relacionado com nossas crenças, princípios e valores.

 

Quando tratamos da Bíblia, muitas vezes me revolto, com a variedade de interpretações que temos, creio na liberdade individual de cada um no seu relacionamento com Deus, mas tenho dificuldades com algumas interpretações e atitudes que usam versículos isolados como pretexto para justificar o pecado ou interesses pessoais e individuais.

 

Creio que mudanças são sempre necessárias para o crescimento pessoal e institucional, mas estamos sempre buscando uma zona de conforto e consequentemente temos uma resistência natural a mudança, mesmo que seja para coisas boas.

 

A maioria judeus não aceitaram que Jesus é o Cristo, e isso até os nossos dias. Muitos daqueles que aceitaram, não queriam abandonar as suas tradições e seus costumes, queriam seguir Jesus Cristo carregando os pesos das suas tradições. Outro grande problema é que os que pensavam assim se consideravam superiores aos não judeus.

 

Interessante que Deus sempre avisou, através dos profetas, que haveria um tempo de mudança, onde se haveria um novo pacto, uma nova aliança, a aliança da graça.

"Estão chegando os dias", declara o Senhor, "quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá". (Jeremias 31:31 NVI)

 

Precisamos considerar que Cristo é ruptura. Ruptura com as tradições e crenças que possuímos. Seguir a Cristo é escolha, e uma escolha excludente. Seguimos a Cristo ou seguimos os nossos interesses, não tem como enxertarmos ritos que nada tem a ver com o Cristo a quem seguimos.

 

Chegando ao penúltimo capitulo da Carta aos Gálatas, somos confrontados diante da importante escolha que precisamos fazer, Cristo ou a Lei. Quero te chamar a reflexão sobre as escolhas que precisamos fazer diariamente, num mundo que se deixou dominar pela corrupção e pelo relativismo. Somos livres, e com Cristo continuamos livres, a questão é como estamos usando a nossa liberdade.

 

Um chamado à sermos espirituais, e tudo em plena concordância com o resumo da Lei. Precisamos aprender a colocar o amor em tudo que estamos fazendo ou deixando de fazer. Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. (Gálatas 5:14 NVI)

 

Que durante essa semana tenhamos como alvo mais amor em tudo viermos a fazer!

 

Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. (Gálatas 5:15 NVI)

 

Conto com suas orações!

 

Abraço,

 

Cláudio Eduardo - Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...