domingo, 9 de fevereiro de 2020

UMA IGREJA RELEVANTE


UMA IGREJA RELEVANTE

A história dos primeiros cristãos é um convite à constante reflexão sobre o nosso papel diante da sociedade que estamos inseridos. Vivemos em grupos sociais, na família, no trabalho, no ambiente acadêmico (escolas) e na vivencia religiosa.

Problemas sempre nos cercam, e não pense que por ser cristão você vai ter moleza, pode ficar certo que as vezes a coisa fica ruim, e ainda com a possibilidade de piorar.

Olhemos o exemplo de Estevão o primeiro mártir do cristianismo, alguém que destaca no meio da igreja pelo seu testemunho, por seu exemplo:
Estêvão, homem cheio da graça e do poder de Deus; ... Olhando para ele, todos os que estavam sentados no Sinédrio viram que o seu rosto parecia o rosto de um anjo.  (Atos 6:8,15 NVI)

Mesmo sabendo da possibilidade de condenação, Estevão não se intimida diante de seus algozes, começando com o patriarca Abraão (Antigo Testamento) ele faz com ousadia a defesa da sua fé. Histórica, Logica, Inteligente e no Poder do Espirito Santo a sua defesa não impede a sua condenação e morte.
Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava: "Senhor Jesus, recebe o meu espírito". Então caiu de joelhos e bradou: "Senhor, não os consideres culpados deste pecado". E, dizendo isso, adormeceu.  (Atos 7:59,60 NVI)

Com a morte de Estevão começou uma grande perseguição contra a igreja. Os perseguidores eram os judeus, descendentes de Abraão, que na defesa do templo e de suas tradições não tinham nenhum pudor em torturar e matar os seus opositores. Tudo isso o Senhor da igreja advertiu a seus discípulos.

A igreja perseguida foge de Jerusalém, mas mesmo com medo continua mostrando que Jesus é o Cristo de Deus. A relevância da mensagem do Evangelho é tão grande que cidades são impactadas com o poder de Deus.
Assim, houve grande alegria naquela cidade. (Atos 8:8 NVI)

A conversão de Paulo é um marco importante na história do cristianismo, o perseguidor agora é perseguido. Pode parecer que não teríamos mais perseguição, que os lideres judeus desistiram ou que a igreja estaria à vontade para cumprir sua missão; no entanto, a coisa não é bem assim.

Estevão sendo apedrejado e em paz, uma igreja perseguida e em paz. O que traz tanta paz mesmo em meio a tribulação?
A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor. (Atos 9:31 NVI)

A relevância da igreja, eu e você como cristãos está firmada na disposição de obediência ao Senhor, disponibilidade para servir e controle do Espírito Santo.

Qual tem sido a sua relevância como cristão na sociedade em que você está inserido?

Você é relevante na igreja em que congrega?

Um domingo muito abençoado para você e sua família!

Preciso muito de suas orações!

Abraço,

Pr Cláudio Eduardo

(OBS: hoje a nossa leitura é o capítulo 16 do livro de Atos dos Apóstolos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...