sexta-feira, 28 de julho de 2023

ESCOLHENDO A MINHA GUERRA...

 


ESCOLHENDO A MINHA GUERRA...

 

Davi reinou sobre todo o Israel, administrando o direito e a justiça a todo o seu povo.

(2 Samuel 8:15 NVI)

 

 

Desde crianças somos motivados as disputas, a enfrentarmos os nossos medos ou sermos sempre vencedores. Temos grande dificuldades em lidar com as percas, as frustrações e as derrotas. As provas se tornam nossa companhia desde que iniciamos o ensino fundamental, não basta saber, precisamos provar que sabemos.

 

Vivemos cercado de guerras, e precisamos escolher qual será a nossa; não é possível ser isento, a isenção ou omissão já diz qual o lado você escolheu.

 

A primeira guerra de todo ser humano é contra si mesmo, e que guerra. A nossa natureza pecaminosa e a nossa vontade nos impulsionam ao erro, a nossa natureza espiritual, a educação, a tradição e costumes nos obrigam a fazer o que é certo; quantas batalhas! “Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me”. (Lucas 9:23 NVI) “Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim”.  (Romanos 7:19,20 NVI)

 

A guerra consigo mesmo é constante, são batalhas ininterruptas, não podemos ignorá-las, e o segredo da vitória é quem escolhemos a estar ao nosso lado.

 

Na caminhada bíblica, estamos lendo o livro de 2 Samuel, observamos a ascensão de Davi ao reinado, a unção de Deus sobre sua vida, o crescimento de sua fama e influencia, o reconhecimento de sua autoridade pelos anciões do povo e aclamação pelo próprio povo. O que mais um homem poderia querer, poder, fama e riqueza. Um pastor de ovelha que tem um estrondoso sucesso em tão pouco tempo.

 

Afirmo que o segredo da vitória de Davi era sua intimidade com Deus. “E o Senhor dava vitórias a Davi aonde quer que ele fosse”. (2 Samuel 8:6)

 

Quando falo de intimidade, estou me referindo a conhecimento, a abrir o coração, um relacionamento sincero, e me referindo a Deus, conhecê-lo através da sua Palavra, uma decisão sincera a obediência e conversa com Ele a todo instante e em todo lugar.

 

Como diz no linguajar militar, não posso baixar a guarda!

 

A guerra comigo mesmo me leva ao entendimento de que no universo existem batalhas entre o bem e o mal. Sabemos que o mal já foi derrotado, mas no que puder criar “baixas” entre os seres humanos, assim o fará. Uns chamam de “Batalha espiritual”, prefiro chamar de batalhas e elas começa dentro de nós, seguindo mundo a fora.

 

As guerras têm um proposito, um fim, um objetivo, uma missão. Para cada inimigo são necessárias armas especificas. Se temos o Senhor ao nosso lado, Ele nos dirá que armas iremos usar. Contra o gigante Golias Davi usou uma “funda” e pedras pequenas, o gigante foi ao chão e Davi usou uma espada para concluir o serviço. Hoje precisamos usar as armas que o Senhor coloca a nossa disposição.

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. (Efésios 6:10-18 NVI)

 

Então vamos a guerra, temos uma missão, o comandante está nos convocando, Ele é o SENHOR DOS EXERCITO!  

 

Nossa missão é proclamar o evangelho, denunciar o pecado, fazer o que é direito e lutar por justiça. “Davi reinou sobre todo o Israel, administrando o direito e a justiça a todo o seu povo”. (2 Samuel 8:15 NVI)

 

Não precisamos temer, somos mais que vencedores e com Cristo nada poderá nos vencer! “Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro". Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 8:36-39 NVI)

 

Então:

Escolheu sua guerra?

 

Abraço,

 

Cláudio Eduardo - pastor


2 comentários:

MÃE COMO MARIA

  MÃE COMO MARIA Cláudio Eduardo   Maria de Jesus, Maria das Graças, Maria das Dores, Maria da Conceição, Maria Auxiliadora, Maria Madalena,...