domingo, 11 de junho de 2023

UNIDOS SOMOS INVENCÍVEIS…

 


UNIDOS SOMOS INVENCÍVEIS…

 

“Um novo mandamento dou a vocês: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”.

João 13:34-35 NVI

 

 

INTRODUÇÃO:

 

Fala sobre unidade ou comunhão em nossos dias é muito complicado, estamos vivendo um tempo em que o egoísmo, a solidão e o isolamento social vem crescendo.

 

Unidade não é uniformidade, isso precisa ficar muito claro.

 

A tecnologia e a internet deveriam encurtar distâncias e aproximar pessoas, mas os efeitos estão sendo o inverso. Estamos desaprendendo o que significa criar relacionamento, conversar, ser amigo e ter amigos de verdade; as redes sociais estão substituindo os relacionamentos verdadeiros, as preocupações são com os números de “likes” (curtidas) a cada publicação.

 

Não existe mais preocupações com a privacidade, a cultura inútil está tomando conta da sociedade.

 

Sou de uma época em que se tinha um slogan:

- FAMÍLIAS FORTES, IGREJA FORTE; e IGREJA FORTE FAMÍLIAS FORTES!

 

- Será que como IGREJA estamos seguindo a tendência da sociedade?

 

- Será que como FAMÍLIA estamos seguindo a tendência da sociedade?

 

Essas duas perguntas não se respondem com um simples SIM ou NÃO.

 

Vamos caminhar com Jesus na época em esteve entre nós!

 

Jesus nasceu em família, tinha pai, mãe, irmãos, tios e tias, primos; uma família como a minha e a sua.

 

Jesus vivenciou as fazes que vivenciamos, foi criança, adolescente, jovem e adulto. Teve as mesmas necessidades básicas, fome, cansaço. A humanidade do Cristo é real.

 

O Senhor teve momentos de tristeza, alegria, decepção, medo; e nos ensina a enfrentar cada circunstância.

Ao escolher seus seguidores, a ênfase sempre foi de UNIDADE.

 

Pensando na família, em Cristo, somos filhos e filhas do PAI celestial, por adoção somos filhos e filhas de Deus, pertencemos a família de Deus!

 

Comunhão significa cuidado, somos chamados à cuidarmos uns dos outros.

 

 

UNIDOS SOMOS INVENCÍVEIS

- Quando entendemos que esse mandamento do Senhor é sempre algo novo.

 

Um presente, a aquisição de um objeto sonhado, uma formatura, um emprego novo; gostamos de coisas novas. Ao observarmos o “novo mandamento” dado por Jesus aos seus seguidores, poderíamos dizer que não teria nada de novo:

- Será?

 

No Antigo Testamento aprendemos que o amor deve ser a base de relacionamento entre o ser humano e Deus. A criatura deve demonstrar amor para com o Criador.

“Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças”. Deuteronômio 6:4-5 NVI

“…Ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor”. Levítico 19:18 NVI

 

Para entendermos o porquê do mandamento de Jesus ser novo, precisamos pensar a respeito do que é o amor, que palavra Jesus usou e qual é o seu significado.

 

Posso começar afirmando o que não é amor; amor não é sentimento e nem paixão. Preste atenção, amor é atitude, amor é ação, amor é doação, amor é dar-se sem esperar nada em troca.

 

Podemos observar o amor do Criador em nos fazer a sua imagem e semelhança, a maneira como Ele cuidou de cada detalhe para que o universo nos recebesse.

“Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”.      Gênesis 1:27 NVI

 

O pecado se tornou uma realidade na vida da humanidade, Deus nos deu liberdade para fazermos nossas próprias escolhas e respondermos pelas consequências. O pecado trouxe a ausência da graça de Deus, a desgraça. Estávamos perdidos, condenados a morte, morte eterna.

 

Deus nos ama, respeita a nossa individualidade e não invade a nossa liberdade. Falando sobre si mesmo, Jesus afirma:

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16 NVI

 

Pensando no amor de Deus, o apostolo Paulo ensina:

“Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores”.

Romanos 5:8 NVI

 

Então não temos mais dúvida, AMOR É AÇÃO!

 

A experiência é tremenda, Jesus lava os pés dos seus discípulos, celebra a páscoa com eles (primeira ceia), apresenta a eles o que apresenta cada elemento da ceia, informa que entre eles existe um traidor e dá algumas instruções importantíssima diante do que viria a acontecer.

Somente com amor, muito amor, os seguidores de Jesus Cristo serão capazes de dar continuidade a missão.

 

Vamos trocar a palavra amor no ensinamento de Jesus por serviço e vejamos como fica:

“Um novo mandamento dou a vocês: SIRVAM uns aos outros. Como eu os SERVI, vocês devem SERVIR-SE uns aos outros. ”

 

A coisa complicou, servir as pessoas, isso não é comum nessa geração. Vamos complicar um pouco mais, servir como Jesus Cristo serviu as pessoas da sua época e a toda a humanidade.

 

Já vimos que o novo mandamento é amar como Jesus Cristo nos amou, que amor é atitude, ação, cuidado; e podemos afirmar que o amor deve ser a nossa identidade.

 

 

UNIDOS SOMOS INVENCÍVEIS

- Quando somos identificados pelo amor que temos uns pelos outros.

 

Cada grupo adquiri uma identidade quando no cumprimento de uma missão, e a nossa missão é amar.

Porque amamos a Deus sentimos alegria em obedece-lo.

Porque amamos as pessoas, proclamamos a mensagem do evangelho, não queremos ninguém na perdição eterna.

Porque amamos os irmãos cuidamos uns dos outros, somos uma família de fé e assim devemos tratar aqueles que fazem parte da comunidade que pertencemos.

Marido e mulher, a Bíblia os usa como exemplo de amor, comparando o amor de Cristo por sua igreja.

 

Mesmo sabendo que era o traidor, Jesus não fez exposição publicamente. Judas teve oportunidade de escolhas, mas infelizmente se fechou ao amor do Cristo.

 

Se amor é servir, não falamos mal uns dos outros, ou melhor, não devemos falar mal de ninguém. Precisamos aprender a respeitar uns aos outros, e se tivermos problemas com alguém, devemos resolver com a pessoa, precisamos ser honestos uns com os outros.

Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão. 1 João 4:19-21 NVI

 

 

UNIDOS SOMOS INVENCÍVEIS

- Quando nos juntamos com Jesus em amor!

 

Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”.

 

O poder é dEle, Jesus Cristo, fomos chamados para sermos seus discípulos. Os discípulos representam seu Mestre, e devem ser parecidos com Ele. Não podemos esconder a quem seguimos como Cristo e Senhor.

 

Precisamos ser reconhecidos como discípulos de Jesus em nossa família, pelos nossos vizinhos, no trabalho, na escola, no transporte público, na fila do banco, aguardando o atendimento médico, todos precisam reconhecer que somos diferentes.

 

Não somos melhores ou piores do que ninguém, somos diferentes porque temos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

 

O Espirito Santo é nosso companheiro na caminhada, temos que ser diferentes.

 

 

CONCLUSÃO:

 

Só existe unidade se tiver amor.

 

Somos chamados a estarmos unidos com Cristo, na igreja e na família.

 

A invencibilidade não é produto da nossa capacidade pessoal, de nossa competência e de algum curso.

Nós amamos porque ele nos amou primeiro”. 1 João 4:19-21 NVI

 

Seremos invencíveis quando numa atitude de amor e obediência, escolhermos abrir o nosso coração para com o Senhor, confessarmos os nossos pecados, deixarmos para traz tudo que não serve, e servimos; um dia de cada vez.

 

Então:

- O que decidimos hoje?

 

Que o bom Deus, em seu rico amor, nos abençoe!

 

Cláudio Eduardo - pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...