segunda-feira, 26 de junho de 2023

QUANTOS DEUSES? (Cuidado com a idolatria ...)

 



QUANTOS DEUSES?

(Cuidado com a idolatria ...)

 

E Samuel disse a toda a nação de Israel:

"Se vocês querem voltar-se para o Senhor de todo o coração, livrem-se então dos deuses estrangeiros e dos postes sagrados, consagrem-se ao Senhor e prestem culto somente a ele, e ele os libertará das mãos dos filisteus".

(1 Samuel 7:3 NVI)

 

 

Queremos tudo muito rápido, cada vez mais somos imediatistas, desejamos ser o centro das atenções ou quem sabe do universo. Os relacionamentos estão sendo deixado em segundo plano, as coisas estão se tornando mais importante do que as pessoas. Vivemos papeis nas redes sociais, que muitas vezes, não condizem com quem realmente somos.

Estamos na “Caminhada Bíblica”, a nossa leitura é o primeiro livro de Samuel, um tempo de guerras e conquistas, vitórias e derrotas, um povo escolhido para ser vencedor que assume a responsabilidade de ser perdedor.

 

Deus não desce para fazer o que devemos e podemos fazer. O pedido é simples, obediência. Temos liberdade para fazermos nossas escolhas e não temos direito de reclamar das consequências.

Um povo que tinha um histórico do milagre de Deus entre eles, a maneira do chamado, da escolha, da libertação. Deus se revelou a Israel, mostrou seu cuidado e seu amor, de uma mulher estéril os tornou uma grande e poderosa nação.

 

Muitas vezes criticamos a idolatria no meio do povo de Deus, as vezes fazemos a seguinte pergunta:

- Como pode alguém que conhece a Deus se desviar do seu caminho?

 

O povo de Israel abraçou a cultura e a religiosidade dos povos a sua volta, não entenderam o que significava o convite a santidade: Pois eu sou o Senhor Deus de vocês; consagrem-se e sejam santos, porque eu sou santo. (Levítico 11:44 NVI)

 

Deus escolheu Israel para levar a diante o seu nome, proclamar sua verdade e prepara o mundo para vinda do Cristo. Jesus Cristo veio para fazer o que era impossível aos homens, pagar o preço pelos nossos pecados.

 

A Igreja tem a responsabilidade de ser o povo de Deus nesse tempo. Continuamos sendo chamados a santidade:

Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo". (1 Pedro 1:15,16 NVI)

 

A santidade é resultado do relacionamento com Deus, quanto mais próximos de Deus estivermos, mais a santidade dele nos encobre.

 

Santidade é consagração, e consagrado é sermos separados para adoração do único Deus. Então, onde estivermos precisamos mostrar que somos povo de Deus, Igreja do Senhor.

 

Israel pecou, se distanciou de Deus, aceitou os deuses estranhos e sofreu inúmeras derrotas. As guerras eram sangrentas, não poupavam nem as crianças e mulheres, as cidades eram totalmente destruídas e até os animais domésticos eram mortos. O templo era destruído, os objetos sagrados roubados, o povo era humilhado, envergonhado e escravizado. Escolhas erradas levam a consequências desastrosas.

 

A igreja é o povo de Deus desse tempo, não precisamos e nem devemos copiar os padrões de comportamento do mundo, não somos empresa e nem organização, estamos permitindo entrar deuses estranhos no arraial do povo de Deus.

 

Continuamos em guerra, o inimigo é astuto e cruel, querem destruir a “cidade”, estão atacando as crianças, não estão poupando as mulheres, pervertendo a verdade, e afastando o povo do Deus verdadeiro e fiel. Cuidado com a idolatria do egocentrismo, da autoajuda, da falsa prosperidade e tudo mais que a Palavra de Deus condena.

 

Um dia abençoado,

 

Cláudio Eduardo - pastor

 


Um comentário:

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...