domingo, 2 de abril de 2023

NÃO TENHA MEDO DE PERGUNTAR….


 


*NÃO TENHA MEDO DE PERGUNTAR…*

(Uma reflexão sobre o maior mandamento)


“*Ninguém conseguia responder-lhe uma palavra; e daquele dia em diante, ninguém jamais se atreveu a lhe fazer perguntas.*”

‭‭(Mateus‬ ‭22‬:‭46‬ ‭NVI‬‬)


Sempre fui muito curioso, e muitas vezes fiquei em apuros por isso.

Meus pais me contavam uma história que na visão deles servia para me impedir de fazer outras travessuras.

Sempre começava com o famoso “lembra”:

Tinha meus cinco anos de idade, estava no ápice da curiosidade, já sabia ler e queria saber como acendia a lanterna traseira do caminhão do meu pai.

Depois das investigações preliminares, não encontrei outra alternativa a não ser pegar uma pedra e quebrar a lanterna do caminhão.

Que satisfação, tinha uma lâmpada dentro, agora precisava descobrir o que fazia a lâmpada acender.

Não deu tempo para continuar minha primorosa investigação, fui pego e tive que arcar com as consequências.


Lá se vão mais de 50 anos, continuo sendo muito curioso, só que agora com responsabilidade.


Continuo defendendo que o processo de ensino aprendizado é para toda vida!


O problema não está na pergunta e sim em qual intenção tenho em fazê-la.


Estamos na última semana de Jesus em Jerusalém, semana que começa com a entrada “triunfal” e tem seu ápice no domingo da ressurreição.


O fariseus e os saduceus estão perseguindo a Jesus, a liderança religiosa não se conforma com os ensinamentos do Mestre. Às perguntas eram para por Jesus a prova e as resposta ecoam pelos séculos nos trazendo grande aprendizado.


Uma pergunta com intencionalidade duvidosa, uma resposta para lá de incomoda:

““*Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?*”” (Mateus‬ ‭22‬:‭36‬ ‭NVI‬‬)


A religiosidade legalista dos judeus era uma coisa séria, estavam preocupados com regras e ordenanças. A religiosidade é vazio e sem propósito.


Vejamos a resposta de Jesus:

“*Respondeu Jesus: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.*”

‭‭(Mateus‬ ‭22‬:‭37‬-‭39‬ ‭NVI‬‬)


E o que dizer das perguntas que são feitas e não queremos ouvir a resposta, era assim que aquelas pessoas se comportavam.


Os ensinamentos de Jesus eram transformadores, infelizmente alguns não aproveitaram.


Hoje temos os evangelhos onde Jesus continua nos ensinando.


Quem pergunta quer saber, já diziam os antigos.


O que você está fazendo com os conhecimentos adquiridos?


“*Ninguém conseguia responder-lhe uma palavra; e daquele dia em diante, ninguém jamais se atreveu a lhe fazer perguntas.*”

(‭‭Mateus‬ ‭22‬:‭46‬ ‭NVI‬‬)


Você pode continuar perguntando a Jesus, desde que suas intenções sejam boas!


Abraço,


Cláudio Eduardo - pastor


_________________

Fotografia da igreja Batista Arena de Deus, hoje, 02 de abril de 2023!

Angoche, Nampula, Moçambique 🇲🇿!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...