quarta-feira, 26 de abril de 2023

QUE DIFICULDADE ENCONTRAR UMA IGREJA...

 

QUE DIFICULDADE

ENCONTRAR UMA IGREJA...

 

Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja.     (1 Coríntios 14:12 NVI)

 

Retrogrado ou talvez ultrapassado poderia ser como você talvez queira me considerar, mas por favor, antes de emitir qualquer conceito de valor, leia o texto até o final.

 

Tenho andando muito incomodado com a superficialidade do ensino bíblico. Quando na década de 80 do século passado entrei em um seminário, a primeira coisa que aprendi foi que “texto fora do contexto é pretexto para fundamentar falsas verdades”.

 

Hoje, mais que em qualquer outra época, temos uma enorme facilidade de acesso a Bíblia, você pode escolher a tradução ou versão que melhor lhe agradar, pode ouvir o texto sagrado, pode ser as Bíblias em papel ou na palma da sua mão em seu telefone celular.

 

Com toda essa facilidade não se justifica a falta de investimento em educação por parte da igreja. Isso mesmo, estamos retrocedendo no que diz respeito ao crescimento da maturidade no meio do povo chamado de cristãos.

 

A igreja é um corpo espiritual, formada por homens e mulheres que escolheram a Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

 

O poder da Igreja não vem da sabedoria humana, mas sim do Espirito Santo.

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". (Atos 1:8 NVI)

 

Conforme E D Hayes, ser cristão não é status:

Durante toda a história, a soberba tem sido a ruina da igreja. Quando o privilégio e o poder tentam a igreja a livrar-se do peso, fazemos bem em relembrar o humilde início do grupo de menosprezados que primeiramente recebeu o nome de “cristãos” em Antioquia (Atos 11.26). Alegar ser cristão não era uma prerrogativa rumo a fama. Ser cristão significava problemas. ”[1]

 

Voltando ao primeiro século da era cristã, temos uma igreja que muito nos chama a atenção, e não só nossa, pois o apostolo Paulo dedicou imensa atenção a essa comunidade, chamando-os a sair da superficialidade e mergulhar em profundidade num relacionamento de plena intimidade com o Senhor da Igreja.

 

Estou falando da Igreja de Corinto, que estava numa cidade famosa por sua depravação moral e espiritual, uma igreja em que aqueles que faziam parte dela são advertidos a deixarem de ser crianças.

Irmãos, deixem de pensar como crianças. Com respeito ao mal, sejam crianças; mas, quanto ao modo de pensar, sejam adultos.   (1 Coríntios 14:12 NVI)

 

Fico imaginando qual estava sendo o impacto de uma igreja que estava acomodada com o pecado, buscando experiências místicas e emocionais, esquecendo da sua missão e valorizando reuniões e encontros que nada acrescentavam aos dela faziam parte.

 

 

QUE DIFICULDADE ENCONTRAR UMA IGREJA QUE NÃO TEM MEDO DE CONDENAR O PECADO...

 

Em Corinto, no Rio de Janeiro, em Londres, Paris, em qualquer cidade da terra. A preocupação com o politicamente correto vem afastando a liderança do compromisso em condenar o pecado.

Quando falo da condenação do pecado, não estou me referindo ao fundamentalismo religioso e muito menos a preconceitos, estou falando do que a Bíblia chama de pecado.

Existe uma preocupação em construir “impérios” pessoais, verdadeiros conglomerados empresariais, esquecendo que ser igreja não é isso. O problema da Igreja de Corinto começa quando eles querem eleger uma personalidade para seguir.

“Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer. Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês. Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: "Eu sou de Paulo"; "eu de Apolo"; "eu de Pedro"; e "eu de Cristo". Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo? (1 Coríntios 1:10-13 NVI)

 

 

QUE DIFICULDADE ENCONTRAR UMA IGREJA QUE AMA...

 

Não recebemos um convite para amar, e sim uma ordem!

Em Corinto aqueles cristãos estavam preocupados em quem era superior, qual era o maior dom, quem ostentava mais ou quem tinha o maior poder. Será que em nossos dias estamos diferentes?

 

Temos uma dificuldade com a palavra “ordem”, parece que os preceitos bíblicos são sugestões as quais temos a liberdades de decidir se queremos ou não fazer.

 

Uma igreja que ama a Deus ama a Jesus Cristo e está sempre pronta a obedecer. Não esqueça que igreja é corpo, não existe a Igreja do “eu sozinho”.

 

Uma igreja que obedece cumpre a missão, amar pessoas.

 

A missão da igreja é fazer discípulos, é batizar, cuidar e ensinar.

 

É lindo observar as ações de misericórdia e ação social, no entanto precisamos estar conscientes que a maior prova de amor foi dada na cruz, no Calvário resgatando homens e mulheres da condenação eterna e levando-os a vida eterna. Amar é fazer discípulos.

“... nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios ...”

 (1 Coríntios 1:23 NVI)

 

 

QUE DIFICULDADE ENCONTRAR UMA IGREJA QUE SERVE ...

 

Estamos vivendo uma época complicada onde o culto está dando lugar ao show, o discipulado está sendo menosprezado, ser igreja está sendo substituído pela busca de um lugar em que eu não seja incomodado.

 

Estamos terceirizando a missão de ser igreja, e ao invés de servirmos estamos buscando um lugar para ser servido.

 

Vivemos um momento complicado, semelhante a igreja de Corinto, quando observamos um desconhecimento sobre os dons espirituais e a sua função na vida do cristão e consequentemente da comunidade local, chamada de igreja, onde ele congrega.

 

Os dons espirituais, são espirituais, e são para a edificação da Igreja.

 Os dons espirituais não são para o benefício particular!

 

Existe uma palavra que muito me incomoda quando se trata do serviço cristão e que está começando a ser usada em muitas comunidades; na igreja não temos voluntários, e sim servos obedientes sentem prazer em servir colocando seus dons a serviço da igreja.

 

Pode assustar a afirmação que farei:

- Os dons são para a edificação da Igreja!

 

“... procurem crescer naqueles (dons) que trazem a edificação para a igreja. ”     (1 Coríntios 14:12 NVI)


Concluo com as perguntas:

- O que você está fazendo com seus dons?

- Você faz parte do processo de edificação da igreja que faz parte?

 

Lembrando que Jesus Cristo virá buscar sua Igreja!

 

 

Abraço,

 

Cláudio Eduardo - Pastor



[1] Hayes, Ed – A Igreja: O corpo de Cristo no mundo de hoje – São Paulo: Hagnos, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...