segunda-feira, 3 de abril de 2023

EU QUERO SER GRANDE…

 



EU QUERO SER GRANDE…

 

“O maior entre vocês deverá ser servo. ”

(Mateus 23:11 NVI)

 

Quando criança eu acreditava que ao aprender a ler eu cresceria mais rápido, tinha o sonho de ser grande e fazer as coisas que somente gente grande podia fazer.

 

Meus pais me permitiram perseguir o meu sonho de ser grande. Sou da época em que professoras usavam suas residências para alfabetizar os vizinhos, aos quatro anos já estava alfabetizado. Venci algumas etapas e aos sete anos quando entrei na escola pública já estava alfabetizado e tinha uma quantidade enorme de conhecimento, o que me levou direto a terceira série (Não façam isso com seus filhos, deixem ele viver cada etapa).

 

Peguei uma paixão pela leitura, meu primeiro livro foi uma Bíblia, lia de tudo, antes da adolescência já me atualizava com “o jornal do Brasil”, impresso, com seus “cadernos”, só não ligava muito para as notícias esportivas.

 

Machado de Assis, Monteiro Lobato, Jorge Amado, Agatha Christie, Leon Uris, Guimarães Rosa, Ariano Suassuna, foram alguns dos autores que me acompanharam na minha adolescência.

 

O que dizer da turma do tio Patinhas, como sou fã do Pateta por sua simplicidade mesmo em meio às diversas trapalhadas, e o Mickey em seu estilo de entendido. O jornaleiro já conhecia as minhas preferências, e sempre me avisava quando chegava novidades.

 

Nunca me senti solitário, meus livros estavam sempre comigo e com eles conheci o mundo!

 

Aprendi, continuo aprendendo, e fico imaginando em como teríamos um mundo melhor se fizéssemos da boa leitura a nossa companhia.

 

Continuo apaixonado pela leitura, agora não mais como um sonho de criança, e sim por saber do poder dos livros e a capacidade de eles mudarem crenças, valores e princípios.

 

Não tenho ideia de quantos livros já li ou quantas vezes já li a Bíblia, o livro dos livros, mas se você me encontrar sempre haverá um livro em minha mochila.

 

A leitura me leva a viajar na minha imaginação, e quando caminho com Jesus Cristo em sua última semana na cidade de Jerusalém antes de sua morte e ressurreição, sou surpreendido por ensinos importantíssimos.

Convido você a também fazer essa viagem comigo.

 

A entrada triunfal de Jesus na cidade só motivou ainda mais o ódio de seus inimigos. Você pode até perguntar:

- Porque esse ódio tão grande de Jesus?

 

Observe as acusações contra a liderança religiosa, isso mesmo a liderança espiritual de Israel.

 

Eles se sentiam os melhores, sentiam-se grandes e poderosos. Sabiam a Lei de cor, conheciam os escritos proféticos, eram dedicados a leitura. O problema é que escolheram uma vida de hipocrisia, apesar de todo conhecimento.

Escolheram estar entre os poderosos, eram corruptos e os ensinamentos de Jesus era uma ameaça ao status que possuíam. Me pergunto:

- Se fosse nos dias de hoje qual seria as acusações de Jesus a liderança religiosa?

 

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas. ”  (Mateus 23:23 NVI)

 

Ufa, que paulada:

Onde está a fidelidade, a misericórdia e a justiça da liderança religiosa de nossos dias?

 

Não estamos tão diferentes dos tempos de Jesus, igrejas lotadas aos domingos, uma religiosidade legalista enchendo pessoas de culpa. Uma liderança que não está comprometida com Cristo e sim com seus interesses pessoais. Se fosse diferente estaríamos causando um grande impacto na sociedade em que vivemos.

 

Imitar a Jesus deve ser o nosso alvo, servir deve ser o nosso objetivo!

 

Justiça, misericórdia e fidelidade é relacionamento. Um relacionamento sem interesse, sem atitudes egoístas e extremamente verdadeiro. Um relacionamento com pessoas refletindo o nosso relacionamento com Deus.

 

Eu quero ser grande, grande na minha disposição de servir!

 

O maior entre vocês deverá ser servo. Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Mateus 23:11,12 NVI)

 

Abraço,

 

Cláudio Eduardo M. Costa

 

 

Fotografia da Igreja Batista Arena de Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...