sábado, 18 de dezembro de 2021

PODE ME CHAMAR DE FANÁTICO...

 



PODE ME CHAMAR DE FANÁTICO...

 

Estamos vivendo um momento para lá de conturbado no contexto evangélico brasileiro, somos um povo religioso e cheio de tradições. O cristianismo chegou por aqui e a força quis converter os habitantes da terra, no período da vergonhosa escravidão a religião era imposta pelos “senhores”, a religião era “oficial”, ninguém podia pensar ou agir contra a “igreja” que junto com o Estado dominava a nação.

 

Nos idos de 1891, há 130 anos, é promulgada a primeira constituição do Brasil republicano e institui a separação entre Igreja e Estado. Inclusive, todas as vezes que o Estado e a religião se unem, as coisas não ficam boas.

 

Estamos no século XXI, muitas coisas aconteceram com o cristianismo, pessoas se auto intitulam representantes do povo de Deus, que lastima. O Brasil continuam sendo um Estado laico, mas os brasileiros sãos ricos na sua expressão religiosa, uma pluralidade que é fruto da liberdade de pensar e ser, resguardada na carta magna da Nação, a liberdade de culto.

 

Falar em liberdade é pensar na democracia, no voto universal de cada cidadão na escolha dos seus representantes dos poderes executivo e legislativo. Liberdade que ditadores e opressores tentam cercear do povo.

 

No uso da minha liberdade de culto, prevista no artigo 5º da constituição federal, num Estado democrático, declaro:

- Se crer na Bíblia como revelação de Deus, onde encontrados Ele se mostrando e ensinando princípios e valores para o relacionamento da criatura com seu Criador é ser fanático, então:

- SOU FANÁTICO!

 

- Se defender a vida e se posicionar contra o aborto é ser fanático, então:

- SOU FANÁTICO!

 

- Se entender que a liberação das drogas vai contra os princípios de saúde pública e contraria o princípio bíblico da autoestima e do amor próprio é ser fanático, então:

- SOU FANÁTICO!

 

- Se entender que a corrupção deveria ser considerada como crime hediondo, sem o direito a prescrição, e ser tratada com o devido rigor da lei, pois está roubando de quem mais precisa o direito a saúde, a educação e a dignidade, é ser fanático, então:

- SOU FANÁTICO!

 

Se entender que Jesus é o Cristo, que foi condenado a morte num Estado opressor em conluio com religiosos que estavam preocupados com seus interesses pessoais, status, poder e dinheiro, fazia parte do plano redentor de Deus para salvar a humanidade é ser fanático, então:

- SOU FANÁTICO!

 

O FANÁTICO é aquele que no zelo extremo da sua religião se torna intolerante. O FANÁTICO passou a ter outro sentido na rica língua portuguesa, e passou a ser algo que você gosta muito e defende de maneira exacerbada, um entusiasmo exagerado, pode ser por um hobby, uma atividade ou seu time de futebol preferido.

 

Se defender que a BIBLIA é a PALAVRA DE DEUS; que JESUS CRISTO é Salvador e Senhor; que estamos no MUNDO, mas não pertencemos a esse MUNDO; que devemos, em amor, PROCLAMAR A MENSAGEM DO EVANGELHO; que devemos exercer CIDADANIA pautado nos valores CRISTÃO sem hipocrisia e falsidade, é ser FANÁTICO; então:

- SOU FANÁTICO POR JESUS, O CRISTO!

 

Cláudio Eduardo M. Costa – pastor

Teólogo, pós-graduando em Pregação Expositiva e Gestão de pessoas, com certificações em Economia comportamental e Ciência Cognitiva & Como construir relacionamentos com clientes e colaboradores atualizações e novidades, trabalhando há 27 anos com projetos sociais através da educação e atualmente plantando uma igreja (usando tecnologia) em Angoche, Nampula, Moçambique.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...