domingo, 21 de março de 2021

“SOU IMIGRANTE EM TERRA ESTRANGEIRA"...

 

“SOU IMIGRANTE EM TERRA ESTRANGEIRA"...

“... Os israelitas gemiam e clamavam debaixo da escravidão; e o seu clamor subiu até Deus. Ouviu Deus o lamento deles e lembrou-se da aliança que fizera com Abraão, Isaque e Jacó. Deus olhou para os israelitas e viu qual era a situação deles”.

(Êxodo 2:23-25 NVI)

 

O povo de Deus está no Egito, já não possuem a benesses dos tempos de José; se multiplicaram e agora como uma grande nação começam a trazer preocupações para Faraó e sua corte.

 

Pesadas obrigações são impostas aos descendentes de Israel, mas isso não está impedindo o crescimento numérico deles. Com o objetivo de impedir o crescimento do povo e consequentemente a sua organização, um decreto infame é imposto: matar todos os recém-nascidos meninos.

 

Deus é Senhor da história, e escolhe pessoas para liderar reformas e transformações que marcam época; Moisés é um desses.

 

O rio Nilo fazia parte das superstições religiosas no Egito antigo, crianças eram oferecidas e devoradas pelos terríveis crocodilos do Nilo, os crocodilos eram endeusados e venerados, cultos eram oferecidos a eles.

 

Quando se trata de Moisés, seu nome significa: Porque eu o tirei das águas". (Êxodo 2:10 NVI). Sua mãe o esconde, e tem muito medo, pois ele já nasceu condenado a morte. Num plano fadado ao fracasso, coloca-o num cesto impermeabilizado nas águas do terrível Nilo. Sua irmã segue o cesto de longe, a filha de Faraó se encanta com a criança e decidi adotá-lo, só Deus pode conduzir as coisas, a mãe do menino é contratada como ama de leite.

 

Observamos o quanto é importante a educação religiosa das crianças, pois quando Moisés vai morar no palácio as suas raízes e a sua fé já estavam firmadas. Ele sabia a que povo pertencia.

 

Depois de algumas aventuras, com aproximadamente 40 anos, o que era visto como filho da filha de Faraó, foge do Egito para Midiã. Uma nova etapa na escola de Deus começa na sua vida. O homem que vivia no palácio sendo servido, agora vai cuidar das ovelhas do seu sogro. Que guinada na história.

 

Casado com Zípora, o nome do seu primeiro filho é algo que não se pode esquecer; “Sou imigrante em terra estrangeira”.

O Egito e nem Midiã é lugar para o povo de Deus!

 

Moisés é educado na infância por sua mãe, na adolescência e juventude recebe educação e cultura no que tinha de mais avançado em sua época. Talvez, nos planos da filha de faraó, ele estivesse sendo preparado para ser aquele que governaria o Egito. No entanto, ele tinha plena consciência de que não pertencia aquele povo, a religião deles não era a sua; o único Deus, Senhor do universo, não era reconhecido por eles.

 

Pensando nas aplicações que podemos fazer a partir de todo esse enredo, me veio à mente as palavras de Jesus Cristo quando estava orando por seus discípulos: Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno. Eles não são do mundo, como eu também não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo. (João 17:15-18 NVI)

 

Não pertencemos a este mundo, somos estrangeiros aqui!

 

Temos uma missão que nos foi dado pelo Cristo, que possamos estar revestidos da santidade e proclamarmos que Jesus é o Cristo.

 

Na escola da vida Moisés cometeu erros, na escola de Deus ele foi restaurado!

 

Se formos reprovados na escola da vida, não se preocupe, na escola de Deus há sempre uma nova oportunidade de restauração!

 

 Conto com suas orações ...

 

Cláudio Eduardo - Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDA OU MORTE… (Prosperidade ou destruição)

  VIDA OU MORTE… (Prosperidade ou destruição)     Vejam que hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição. ( ...