domingo, 28 de março de 2021

CHEGA DE OPRESSÃO! ...

 CHEGA DE OPRESSÃO! ...

 

Disse o Senhor: "De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo”.

(Êxodo 3:7 NVI)

 

Na minha caminhada cristã tenho visto muita gente querendo colocar negativamente na conta de Deus aquilo que é a sua responsabilidade ou o resultado de suas escolhas erradas.

 

Existe uma linha extremamente tênue entre a liberdade humana e a vontade de Deus; não podemos nunca nos esquecer que fomos criados a imagem e semelhança do Senhor, dotados de liberdade, com capacidade moral e espiritual.

 

Sofremos, muitas vezes, diante das escolhas erradas que fazemos ou das escolhas erradas dos outros que nos atinge. Estamos inseridos numa sociedade, e sempre fazemos parte de um grupo, é impossível vivermos isolados do todo.

 

Usamos transporte coletivo, e muitas vezes estamos sozinhos no meio da multidão. Precisamos dos serviços de pessoas desconhecidas, o coletor de lixo, os motoristas de transporte públicos, os motoristas de taxi ou aqueles que trabalham com aplicativo, dos caminhoneiros que trazem os suprimentos que nos alimentamos, entre uma multidão de profissionais que trabalham dia e noite para o nosso conforto. Essa lista é imensa, trabalhadores das empresas de energia elétrica e telefonia, policiais, militares, trabalhadores da educação e da saúde, os trabalhadores da construção civil que construíram onde você se abriga hoje ...

 

Precisamos uns dos outros, Deus não criou nenhum ser humano superior ao outro, não importa as distinções que foram criadas no decorrer da triste história da humanidade. Homens e mulheres são iguais perante Deus, e só existe a raça humana.  “Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. (Genesis 1:27 NVI)

 

Caminhando na história do povo de Israel através do Êxodo, fica nítido que havia escravidão, exploração e opressão. Tudo isso era motivado pela ganancia e o sentimento de superioridade que os egípcios tinham em relação aos outros povos. Eles tinham uma organização em sociedade, não podemos deixar destacar isso, eram organizados em sua religião, no seu poderio militar e na busca de conhecimentos.

 

O opressor, muitas vezes, não se sente como tal. Aquele que está sendo oprimido, às vezes, não se vê como capaz de lutar ou escapar das garras do seu algoz. Precisamos ter muito cuidado, não estamos no Egito, o governante se auto declarava um deus, ninguém podia contrariá-lo, sua palavra era a palavra final, e o pior ele e o seu povo acreditava em tudo isso. Ainda hoje, ao redor do mundo milhares de pessoas não conhecem o verdadeiro significado da palavra liberdade, continuam sendo exploradas e vivem num sistema pernicioso de subserviência.

 

A tarefa dada a Moisés não era fácil, lutar contra o Faraó e sua corte e levantar a autoestima do seu povo. Deus sabia disso, Moisés sabia disso, e aprendemos que junto com Deus não tem inimigo que possa abater.

 

Disse Deus ainda a Moisés: "Eu sou o Senhor. Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como o Deus Todo-poderoso, mas pelo meu nome, o Senhor, não me revelei a eles. Depois estabeleci com eles a minha aliança para dar-lhes a terra de Canaã, terra onde viveram como estrangeiros. E agora ouvi o lamento dos israelitas, a quem os egípcios mantêm escravos, e lembrei-me da minha aliança”. (Êxodo 6:2-5 NVI)

 

A Moisés, ao povo de Israel, e consequentemente a todos nós, foi dado o privilégio da intimidade com o SENHOR. Não se trata de um novo nome para a designação da divindade, mas uma relação familiar e de cuidado, onde o Deus Criador de todas coisas se revela de maneira plena a sua criação. Deus É!

 

Hoje poderíamos dar novas nomenclaturas para “Opressão” ou nos mantermos em silencio como se nada estivesse ocorrendo a nossa volta. Pessoas ficam aprisionadas em suas crenças pessoais, outras estão numa vida de submissão aos seus medos, existem aqueles não tem força para lutar e se colocam numa posição de inferioridade. 

 

Temos um discurso de liberdade, todos homens e mulheres são iguais perante Deus e devem ser perante a sua sociedade. A cor da pele, o sexo, a conta bancária, os diplomas acadêmicos ou qualquer outro sistema discriminatório tira o valor e a importância de cada ser humano.

 

Respeito as diferenças é primordial para podermos gritar:

- CHEGA DE OPRESSÃO!

 

Quando falo de diferenças, estou me referindo ao ser humano com suas características físicas, seus valores e sua espiritualidade, desde de que não seja contra Deus e a sua Palavra.

 

Olhando para todas as circunstâncias que afligiram o povo de Israel no Egito, Deus não está alheio ao nosso sofrimento!

 

Moisés foi o líder escolhido para fazer a diferença, ele tentou recusar a tarefa, deu desculpas, mas ao final assumiu a árdua tarefa de guiar um povo que em muitos momentos agiram com ingratidão.

 

Jesus, o verbo de Deus, se fez presente no meio do seu povo, ensinou, curou, levantou homens para prosseguir com ele o seu ministério; o ministério de libertar os oprimidos e cativos.

 

"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor". (Lucas 4:18,19 NVI)

 

O que estamos fazendo?

 

 

 

 

Abraço,

 

Cláudio Eduardo - pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDA OU MORTE… (Prosperidade ou destruição)

  VIDA OU MORTE… (Prosperidade ou destruição)     Vejam que hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição. ( ...