sábado, 20 de março de 2021

JOSÉ; UMA HISTÓRIA DE RESILIÊNCIA, AMOR E PERDÃO ...

 

JOSÉ;

UMA HISTÓRIA DE RESILIÊNCIA, AMOR E PERDÃO ...


https://youtu.be/SrD8gkwIB-8

 

Então Deus lembrou-se de Raquel. Deus ouviu o seu clamor e a tornou fértil. Ela engravidou, e deu à luz um filho e disse: "Deus tirou de mim a minha humilhação".  (Gênesis 30:22,23 NVI)

 

Existem personagens bíblicos que nos encantam, e para mim José é um deles. Filho de Jacó, neto de Isaque e bisneto de Abraão. Uma história que envolve paixão, proposito, determinação, superação e submissão a Deus.

 

A história de José começa com a sua concepção; Jacó era apaixonado por Raquel, a sua mãe.

 

Relembrando, Raquel era filha de Labão, tio de Jacó. A paixão entre Raquel e Jacó foi amor à primeira vista. Jacó precisava pagar um dote por Raquel; ele decidiu pagar com serviço ao seu sogro, sete anos de trabalho foi o combinado. Na noite de núpcia Labão troca as filhas e entrega a Jacó Lia.

 

A poligamia era permitida, mas observamos que mesmo recebendo a Lia como esposa, o coração de Jacó estava com Raquel. Mais sete anos de trabalho para ter o amor da sua vida.

 

Raquel era estéril, isso fazia com que uma mulher sofresse preconceitos e a deixava muito triste.

 

Estamos num momento da história em que Jacó já tem filhos com suas outras mulheres, e Raquel vivia amargurada com a sua triste sorte. É nesse momento que vemos José como um milagre de Deus. Foi presente do Senhor a sua mãe e seu pai.

 

Sua mãe morre ao dar a luz a seu irmão Benjamim, órfão de mãe, privilegiado por seu pai, odiado pelos seus irmãos mais velhos e chamado por Deus para uma grande missão.

Poderíamos pensar: Que confusão na cabeça desse adolescente?

 

A coisa piora quando numa ação de seus irmãos José é vendido como escravo, entrando na juventude se torna escravo de Potifar, é assediado pela inescrupulosa mulher daquele que se considerava seu dono, acusado com mentiras é jogado na prisão.

Será que as coisas podem piorar?

 

Não vejo nos textos bíblicos nenhuma reclamação ou blasfêmia de José contra Deus; pelo contrário: Quanto mais as coisas ficavam pior, ali estava ele testemunhando da sua fé e seu amor ao Senhor. Um exemplo que deveria ser seguido pelos cristãos, José era abençoado abençoando os outros. “O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio ... mas o Senhor estava com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro... O carcereiro não se preocupava com nada do que estava a cargo de José, porque o Senhor estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava”.  (Gênesis 39:2,21,23 NVI)

 

Resiliência é a capacidade superar as dificuldades, mesmo em situações adversas não perder os seus valores e princípios, independente das circunstâncias continuar de cabeça erguida mantendo o foco nas soluções e não se deixando abater com os problemas.

 

Aprendamos com José a vencermos a tentação da covardia, quando em meio aos problemas e dificuldades, muitas vezes buscamos atalhos nada ético e distante dos valores cristãos.

 

Pensar em resiliência é pensar onde estão firmados as minhas crenças e os meus valores. Existem pessoas que possuem uma capacidade natural em ser resiliente, nada derruba, vem as adversidades, se ajusta e continua em frente. Se isso não é natural, pensemos em quem é Deus e quais são as suas promessas para conosco.

 

Conhecemos pouco de Deus, temos uma grande dificuldade em mantermos a disciplina de leitura e estudo da Palavra de Deus, a Bíblia, Deus se revelando a nós. Não dá para conhecer o Senhor pequenos textos isolados que nos agradam ou servem como motivadores, como se fosse uma experiência de autoajuda.

 

O Deus que se revelou no passado continua falando aos nossos corações através da sua Palavra. Você não imagina o quanto foi importante para mim a história de José nesses dias de dificuldade e escassez?

 

Amor, primeiro a Deus, numa constante preocupação em não o desagradar e nem o desobedecer. Amor aos seus irmãos, mesmo tendo sido traído por eles. Amor aos egípcios que passaram por um grande período de fome e foram por ele socorrido.

 

Sabemos que Deus estava com José, mas posso afirmar que José não abandonou a Deus em nenhuma das circunstâncias.

 

Como, muitas vezes, permitimos que o desejo de vingança tome conta da nossa vida. Alguns até dão um nome politicamente correto de justiça. Passasse o tempo, e infelizmente tem pessoas que mantem vivo o desejo da vingança.

 

O medo dos irmãos de José era natural, a maldade que eles fizeram foi de uma crueldade que não se espera do pior inimigo, havia a agravante de serem seus irmãos e verem o sofrimento e dor de Jacó.

 

Com José aprendemos o valor do perdão, em toda a sua extensão. Quando perdoamos o maior beneficiado somos nós. Aprendamos a sermos autênticos e honestos com nossos sentimentos, sem subterfúgios, verbalizemos as nossas dores e frustrações e tenhamos um coração perdoador; afinal de contas, também erramos.

 José, porém, lhes disse: "Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus? Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos. (Gênesis 50:19,20 NVI)



Os planos de Deus são, serão e sempre será o melhor para nós. 

 

Pode ser que não entendamos no momento, e na maioria das vezes não entendemos e nem aceitamos, precisamos aprender a esperar e confiar.

 

Com José aprendi:

* A não reclamar das adversidades;

* Saber que Deus está no controle;

* Viver um dia de cada vez, sabendo que o amanhã será uma outra oportunidade;

* Aproveitar cada oportunidade para ser benção; e

* Não perder tempo remoendo sentimentos ruins.

 

Que Deus, o Senhor de todas as coisas, nos abençoe!

 

Conto com suas orações ...

 

Cláudio Eduardo - Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDA OU MORTE… (Prosperidade ou destruição)

  VIDA OU MORTE… (Prosperidade ou destruição)     Vejam que hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição. ( ...