quinta-feira, 8 de novembro de 2018

ARREGALA OS OLHOS ...


ARREGALA OS OLHOS ...


Quem dá aos pobres não passará necessidade, mas quem fecha os olhos para não vê-los sofrerá muitas maldições.
(Provérbios 28.27 NVI)


É tão interessante o comportamento covarde do ser humano, fazer besteiras e sempre procuram um culpado, quando as vezes os maiores responsáveis somos nós mesmos.

O motorista que anda de maneira irresponsável, que coloca na via a culpa pelo acidente, o cristão que foge aos princípios e valores divinos e culpa as armadilhas do diabo, o irmão mais velho que para fugir a disciplina dos pais responsabiliza o irmão mais novo pelo mal feito. Se esse comportamento não for tratado ou curado, serias consequências sofremos na caminha da vida.

De quem é a culpa pelas mazelas sociais que somos obrigados a conviver diariamente?

Uns responsabilizam o Estado, outros a religião, alguns responsabilizam o modelo moderno de viver, existem aqueles que afirmam ser o modelo de governo, e poucos com coragem declaram que é a própria sociedade. Uma sociedade hodierna que se tornou omissa e egoísta, não se preocupando com o futuro vivendo um presente responsável.

Os problemas sociais existem desde a antiguidade, não adianta definir direitos em lei se não existe vontade de cumpri-la.

O Brasil é um dos signatários da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), que neste ano completa 70 anos. Um período de mudanças e retrocessos que nos mostram o quanto egoísta temos sido como sociedade.

Você deixaria um irmão próximo passar necessidade?

Precisamos ser honestos e discutirmos esse assunto com responsabilidade e espírito cristão. Deus declara desde o início da história humana que todos têm direito a dignidade. A ganancia, a corrupção, a maldade, que resumimos na palavra pecado. Pecado que nos afasta de Deus e de seus propósitos para vida humana.

Dá aos pobres e contribuir na restauração da dignidade humana, devemos combater os programas assistencialistas de manutenção da pobreza. São necessárias ações concretas visando a restauração do indivíduo com inclusão no mercado de trabalho, educação de qualidade e um sistema de saúde que atenda com eficiência aqueles que dele necessitam.

A sociedade tem fechado os olhos, a Igreja tem sido omissa, eu tenho feito muito pouco daquilo que poderia ter feito.

Não adianta reclamarmos, se não lembramos de quem ajudamos nos últimos 30 dias, não estou falando de dar esmolas ou comprar balinhas nos semáforos.

As vezes alguém precisa de uma orientação, outro pode está precisando desabafar ou receber um conselho, quem sabe alguém que está solitário e quer um ouvido amigo. Então, o que você está fazendo?

Concluo com a letra de um hino que toda vez que ouço me emociona e me incomoda:
QUE ESTOU FAZENDO SE SOU CRISTÃO? (ARAÚJO/LAURETTI)
Que estou fazendo se sou cristão?
Se Cristo deu-me total perdão?
Há muitos pobres sem lar, sem pão.
Há muitas vidas sem salvação.
Meu Cristo veio pra nos remir:
homem todo, sem dividir.
Não só a alma do mal salvar,
também o corpo ressuscitar.
Há muita fome no país,
há tanta gente que é infeliz!
Há criancinhas que vão morrer,
há tantos velhos a padecer!
Milhões não sabem como escrever,
milhões de olhos não sabem ler,
nas trevas vivem sem perceber
que são escravos de outro ser.
Que estou fazendo se sou cristão?
Se Cristo deu-me total perdão?
Há muitos pobres sem lar, sem pão.
Há muitas vidas sem salvação.
Aos poderosos eu vou pregar,
aos homens ricos vou proclamar
que a injustiça é contra Deus
e a vil miséria insulta os céus.



É para pensar!

Abraço,

Pr Cláudio Eduardo







Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...