quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

ESTÁ ESCRITO...

 


 

ESTÁ ESCRITO...

 

Tem se falado muito de justiça social, e o que mais me preocupa é a hipocrisia da sociedade quando chegamos no mês de dezembro e as pessoas começam a fazer um balanço do ano que está para encerrar.

Liberdade, segurança, educação, saúde, alimentação, emprego, moradia, não ser discriminado, liberdade de crença e religião; são alguns itens que descrevemos como extremamente necessários para o mínimo de dignidade. É não estou falando somente da nação onde nasci, resido e amo, trata-se de uma situação globalizada.

Observamos nos últimos anos uma aceleração da individualidade e do egoísmo humano, como sociedade estamos nos tornando cada vez mais insensíveis.

 Miséria, exploração, fome e doenças assolam o continente africano: Cadê os líderes mundiais se juntando para erradicar a miséria africana?

 Guerras e revoluções estão assolando o mundo: Cadê a igreja e onde estão os cristãos condenando as atrocidades terríveis?

Mulheres, que em algumas nações devido ao fundamentalismo religioso, não passam de mero objeto de procriação, sem liberdade, e sem poder ter o direito de decidir ou fazer escolhas: Cadê os defensores da dignidade?

 

 - As igrejas estavam lotadas do dia 31 de dezembro para 01 de janeiro, começamos o ano na presença do Senhor diriam alguns, como se pudéssemos fugir de sua presença (não leram o Salmo 139). Promessas foram feitas, gente chorando pedindo perdão ao Senhor. O que de concreto veremos pela frente?

 

 - Será que como cristãos estamos dispostos a colocar a nossa vida na luta por dignidade e justiça para os outros?

 

- Pessoas sem nome, invisíveis, marginalizados, indigentes; sofrendo nas ruas das nossas cidades!

 

- Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos; que perderam a dignidade e passaram a serem rotulados pelas suas condições sociais e a serem tratados como problemas.

 

Ao lermos no capítulo quatro do Evangelho de Lucas, que lição de conhecimento da Palavra e de justiça, e como minimizar os problemas que assolam a humanidade.

Quando vejo Jesus trazendo para si o cumprimento da profecia do profeta Isaías que mostra um Messias que se preocupa com pessoas, que cuida de pessoas, que cura pessoas e que recupera a dignidade de pessoas. Precisamos a cuidar de pessoas sem esperar nada em troca.

 

 Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Abriu-o e encontrou o lugar onde está escrito:

"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor". (Lucas 4:17-19 NVI)

 

 Pobres, presos, deficientes e oprimidos; que desafio!

Olha para sua comunidade religiosa e para dentro de você, seja sincero na sua avaliação e responda o questionamento a seguir:

- Estamos resgatando a dignidade das pessoas?

 

Alguns grupos fazem atividades esporádicas, doam coisas, comida, cesta básica, e depois mandam as pessoas embora para numa outra oportunidade fazer tudo novamente. Ajudam pessoas, é verdade, isso é bom; mas será que resgatam sua dignidade? 

“Dar o peixe é bom, ensinar a pescar é muito melhor”.

 

A função da Igreja e consequentemente dos cristãos é ser o Corpo de Cristo, cuidando de pessoas, influenciando pessoas, levando-as a conhecerem a Jesus Cristo a partir do exemplo de amor e serviço.

Vamos olha para Jesus, aprender com Ele e viver a vida que ele espera que vivamos!

 

Na tentação o Mestre mostra ao tentador que a Palavra de Deus é uma poderosíssima arma contra as artimanhas do maligno, e não somente isso, que precisamos saber interpretar e termos uma experiência pessoal constante com o Senhor.

“Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem’ ". (Lucas 4:4 NVI) Texto de Deuteronômio 8:3

“Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’".  (Lucas 4:8 NVI) Texto de Deuteronômio 6:13

O tentador, inimigo da humanidade, conhece a Palavra, e muito melhor do que muitos cristãos; ele foi personagem em muitas das histórias, já está derrotado, mas continuam lutando contra a igreja do Senhor.

“O diabo o levou a Jerusalém, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: "Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, para lhe guardarem; com as mãos eles os segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’". (Lucas 4:9-11 NVI) referente ao texto de Salmos 91:11,12

A resposta de Jesus a esse embate é o ponto final:

“Jesus respondeu: "Dito está: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’".  (Lucas 4:12 NVI) Texto de Deuteronômio 6:16

Precisamos ter cuidado, precisamos aprender, memorizar, refletir e aplicar a Palavra em nosso dia-a-dia, o tentador continua à espreita desejoso de nos destruir e ele não desiste, da mesma maneira que fez com Jesus, ele está fazendo conosco. Não vamos criar ocasião oportuna.

“Tendo terminado todas essas tentações, o diabo o deixou até ocasião oportuna”.  (Lucas 4:13 NVI)

 

A nossa missão é proclamar o Evangelho, cumprindo a ordem dada por Jesus, com amor, obediência e submissão ao Senhor.

 

"É necessário que eu pregue as boas novas do Reino de Deus noutras cidades também, porque para isso fui enviado".  (Lucas 4:43 NVI)

 

Que Cristo seja proclamado, que o evangelho seja anunciado, que pessoas sejam resgatadas e sejamos dignos de sermos chamados de cristãos.

 

 

A Deus, somente a Ele, toda honra e toda glória!

 

 

 Cláudio Eduardo - pastor

Um comentário:

  1. Bom dis.Amém. Que o Senhor nos sbençoe ajudanfo a sêvi-lo melhor.

    ResponderExcluir

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...