domingo, 25 de abril de 2021

Uma Igreja que Aprende ... Atos dos Apóstolos 2:42-47

 

Uma Igreja que Aprende ...

Atos dos Apóstolos 2:42-47

 

Introdução:

Tomo emprestado de John Stott o título acima, citado em seu livro A IGREJA AUTÊNTICA[1], fazendo uma referência a uma Igreja viva a partir da experiência dos primeiros cristãos.

 

Estamos vivendo um tempo de extremos, inclusive no meio cristão, onde o equilíbrio parece algo inacessível. Existem aqueles que querem vivenciar a experiência da fé somente com a razão, e outros somente com as experiências místicas e as emoções.

 

Não podemos minimizar ou desprezar uma ou outra questão, vejo na Bíblia uma chamada ao equilíbrio, onde emoção e razão caminham de mãos dadas. Jesus, inclusive, ensina a respeito do maior mandamento fazendo uma citação de Deuteronômio 6:5 onde o se ensina que o fim da Lei é a obediência: Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’”. (Mateus 22:37 NVI)

 

Somos chamados a sermos uma IGREJA VIVA!

 

Igreja não é organização ou empresa, temos obrigações legais e devemos cumpri-las, mas em hipótese alguma devemos usar as técnicas empresariais como se estivéssemos vendendo um produto ou entregando um serviço.

 

A igreja é um organismo vivo, onde Cristo é o Cabeça!

 

A igreja é um organismo vivo, onde temos o privilégio de sermos membros, e cada membro com funções e atribuições específica!

 

UMA IGREJA VIVA É UMA IGREJA QUE APRENDE!

 

Convido você a junto comigo lermos o texto de Atos de Apóstolos 2:42-47.

Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.

Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.

Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.

Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.

Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.

Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.

 

Você acredita na possibilidade de uma Igreja que vive dessa maneira?

 

Existe possibilidade da Igreja que você é ser desse jeito?

 

 

 

I - UMA IGREJA QUE APRENDE, VALORIZA O ENSINO!

“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos ...” (Atos 2:42)

 

Como tem sido difícil conviver com a maneira como tenho visto o menosprezo para com a área de ensino na vida da igreja moderna.

 

Aprendi, ainda na minha adolescência, que pessoas sem instruções são mais fáceis de serem controladas e dominadas.

 

E quanto falo do ensino bíblico, estou me referindo a possibilidade de que cada cristão instruído das verdades bíblicas, tenham a suas próprias experiências com o Senhor e sejam capazes de falarem com ousadia do amor de Deus.

 

Falar de ensino na Igreja é pensar no processo ensino aprendizado instituído pelo próprio Deus no plano de salvação.

 

Jesus, o Cristo, convida homens a serem seus discípulos!

 

Jesus, o Cristo, é chamado de Mestre!

 

Jesus investiu tempo no ensino a multidões e ensinos específicos aos seus apóstolos!

 

O Cristo ressurreto dedicou tempo para concretizar o seu ensino aos seus apóstolos! 

E disse-lhes: "Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos". Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras. (Lucas 24:44,45 NVI)

 

O Cristo ressurreto determina prioridade para que seus seguidores se dediquem ao ensino!

Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mateus 28:18-20 NVI)

 

E, ao pensar sobre o ensino na vida da Igreja, chamo a sua atenção ao cuidado que devemos ter:

O que ensinar? Como ensinar?

 

A relação entre professor e aluno, ou mestre e discípulo, é uma relação de autoridade conquistada a partir da confiança.

 

Muitas igrejas aboliram a Escola Bíblica, outras vem tratando a área de ensino como algo supérfluo ou sem valor, sem ensino estamos perdidos e a longo prazo perderemos o sentido de ser igreja.

 

O Espirito Santo organizou a primeira Escola Bíblica da Igreja Cristã, os professores foram os apóstolos, e havia três mil alunos no jardim da infância.

Eles experimentaram a experiência da salvação, fundamentado na fé, e agora estão alimentando a mente com conhecimento e entendimento.

 

Que voltemos aos primórdios e dediquemos nossas vidas a relação ensino aprendizado!

II - UMA IGREJA QUE APRENDE, CULTIVA A COMUNHÃO!

“Eles se dedicavam ... à comunhão, ao partir do pão e às orações... Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, ...”      (Atos 2:42;46)

 

Tenho visto em algumas igrejas aquele momento no meio da celebração, que chamam de momento de comunhão. Uma distorção em relação a verdadeiro significado da palavra.

 

Comunhão, koinonia, vida comunitária, onde os primeiros cristãos aprendem sobre os dois sentidos de algo extremamente fundamental na vida da Igreja.

Sem comunhão não existe igreja.

 

O primeiro sentido é uma perfeita comunhão com Deus Pai, o Filho e o Espírito Santo. Eles se dedicavam a oração, em seus corações havia temor e com “sinceridade de coração” louvavam ao Senhor.

 

O segundo sentido é a comunhão do corpo, da igreja, dos irmãos, o pobre não tinha vergonha da sua pobreza, os ricos não usavam de arrogância com a sua riqueza.

Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. (Atos 2:44 NVI)

Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham. (Atos 4:32 NVI)

 

Como em todo grupo que tem pessoas, existem problemas, mas quando deixamos o Espirito Santo guiar a nossa vida e a vida da igreja, isso não é empecilho para o desenvolvimento da missão a nós confiada.

 

Uma Igreja que ama, não precisava de ministério especifico ou de atividades para viver a verdadeira comunhão. A comunhão deve ser algo natural, fruto da nossa intimidade com Deus, e consequentemente manifestada no amor que nutrimos uns para com os outros.

 

Aqui, falo agora sobre a igreja, comunidade local, e pergunto:

- O que te faz pertencer a essa igreja?

- Você como Igreja é reconhecido de que maneira?

 

Lembre-se do que Jesus ensinou:

"Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros". (João 13:34,35 NVI)


Quem sabe os conselhos de alguém que caminhou com Jesus, esteve em Pentecostes e olhando para a igreja, ensina:

Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.  (1 João 4:11,12 NVI)

Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.
(1 João 4:19-21 NVI)

 

Que amemos de verdade a Igreja, corpo de Cristo!



III - UMA IGREJA QUE APRENDE, SABE QUAL A SUA MISSÃO!

Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. ... E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos. (Atos 2:46,47)

 

Tenho visto cristãos tratando a igreja como uma prestadora de serviço, e vivem procurando um lugar que se sintam “bem”.

 

Uma outra questão que gosto muito de enfatizar é que não podemos definir uma igreja apenas por seu momento de celebração, a suntuosidade do seu auditório ou o número de membros que possui.

 

Somos igreja todas as horas do dia, todos os dias da semana, não existe folga ou feriado.

 

Todos os membros são importantes e precisam estar vivos e ativos espiritualmente. Alguém já disse e eu concordo:

- Quem não trabalha, dá trabalho!

 

Muitas vezes já ouvi utilizarem erradamente, sobre os primeiros cristãos estarem reunidos no pátio do templo”; hoje o templo do Espirito Santo somos nós, e o “templo” referência nesse texto é o templo de Jerusalém destruído no ano 70 d.C.

 

Qual a nossa missão como Igreja?

“E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos ...”

 

A nossa missão está na obediência!

 

A grande comissão é uma ordenança, a nossa missão como igreja é fazer discípulos!

 

Se não estamos fazendo discípulos, tudo mais que fizermos é supérfluo!

 

O crescimento da Igreja é algo natural, não existe formula magica e muito menos um programa infalível de crescimento.

 

A igreja que aprende vive experiências tremendas sabendo que é o Senhor que salva e acrescenta. O Senhor não acrescenta sem salvar e nem salva sem acrescentar.

 

Os primeiros cristãos não tinham vergonha de testemunharem a sua fé, eram diferentes, não transformaram a fé em comércio, nem se venderam ao mundo para caírem na graça do povo.

 

Eles aprendiam, oravam, vivenciavam a comunhão e testemunhavam; faziam tudo ao mesmo tempo, apesar de não possuírem os recursos tecnológicos e financeiro que temos hoje.

 

Que tenhamos um avivamento, onde fique claro o poder do Espirito Santo na vida da Igreja!

 

 


CONCLUSÃO!

 

Somos chamados a sermos uma igreja viva, e para isso não podemos parar de aprender, então:

*    Valorize o ensino;

*    Cultive a comunhão; e

*      Cumpra com a sua missão.

 

Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia. (Hebreus 10:25 NVI)

 

Que o Senhor nos abençoe e que sejamos igreja mesmo em meio as crises!

 

Cláudio Eduardo - Pastor



[1] Stott, John – A Igreja autêntica -  São Paulo , ABU editora, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...