domingo, 29 de setembro de 2019

COMO PODE?


COMO PODE?

Existem algumas coisas na vida que fogem toda lógica, e quando se trata do relacionamento com Deus e paramos para refletir vem, quase sempre, a pergunta: Como pode alguém agir dessa maneira?

Venho de uma formação militar e de uma educação castradora na infância. Pensar, debater, contrariar, questionar, não me era permitido em casa, e ao entrar no ambiente militar aprendi que era reprovável questionar as ordens.

A questão era simples: Desobediência vinha sempre acompanhada da disciplina. Escolheu desobedecer, esteja preparado para vivenciar as consequências.

Tenho um amigo que quando ensina sobre obediência a Deus tem uma frase muito interessante: QUEM OBEDECE CRESCE, QUEM DESOBEDECE DESCE!

Um trocadilho interessante a respeito de um relacionamento saldável e maduro com o Criador. Como podemos desobedecer ao Senhor?

O contexto do profeta Oseias era assustador, quanto mais sofriam, menos tinham a intenção de um arrependimento sincero, havia uma disposição à continuarem distante do Senhor numa vida de idolatria e a mercê das consequências por suas escolhas.

“A arrogância de Israel testifica contra ele, mas, apesar de tudo isso, ele não se volta para o Senhor, para o seu Deus, e não o busca”. (Oséias 7.10 NVI)

Não tem nada a ver! Os tempos são outros! É preciso contextualizar! São frases utilizadas muitas vezes para tentar dar desculpas para o pecado e a permanência nele. Temos uma grande dificuldade em entendermos a diferença do contexto do Antigo Testamento em relação aos nossos dias, abandonamos princípios divinos em nome da modernidade.

A Bíblia é um todo, revelação do Deus Todo Poderoso, que busca um relacionamento de intimidade e amor com a humanidade. O Senhor escolheu homens para que fizessem o registro de quem Ele é, quais são seus atributos e o seu proposito para com a humanidade.

“Eles semeiam vento e colhem tempestade...” (Oséias 8.7 NVI)
Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. (Gálatas 6.7 NVI)

O profeta Oséias alerta o povo de sua época, O apóstolo Paulo avisa novamente séculos depois, cuidado com o que você está plantando, e ao ler a Bíblia somos alertados sobre um princípio claro: Ninguém engana Deus!

No tempo de Oséias o lugar de adoração ao Senhor era no Templo, espaço para sacrifícios, para devoção e oportunidade de sentir e ouvir Deus. O povo escolheu outros deuses, e a estes dedicavam um culto vazio e sem propósito.

Em nossos dias o lugar de adoração continua sendo o Templo. Não mais um espaço físico, mas sim a sua vida, o seu ser.
“Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês”.
(1 Coríntios 6.19,20 NVI)

Como pode alguém escolher desobedecer a Deus?
Não temos como fugir da lógica, cada vez que escolhemos pecar, escolhemos a desobediência, escolhemos a nossa vontade em detrimento ao querer do Senhor.

Oséias usa um termo muito forte para idolatria do seu povo, prostituição. Além disso, ele nos ensina que as consequências são reais, escolheu abandonar a Deus, então caminhe segundo a sua própria sorte!
“Meu Deus os rejeitará porque não lhe deram ouvidos”... (Oséias 9.17 NVI)

O alerta do Senhor continua:
“O coração deles é enganoso, e agora devem carregar sua culpa”... (Oséias 10.2 NVI)

Que aprendamos com o profeta Oséias a abandonarmos os nossos ídolos, que o Senhor seja o nosso único motivo de adoração e devoção.

Que estejamos submissos a vontade de Deus o Pai, que em amor nos buscou, nos resgatou e fez o seu amor chegar a nossa vida!

Que o convite do Senhor seja atendido diariamente, busquemos ao Senhor.

Abraço,

Conto com suas orações!

Pr Cláudio Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...