segunda-feira, 20 de maio de 2024

CUIDADO COM O ETARISMO…

 



CUIDADO COM O ETARISMO…


Todos e qualquer tipo de preconceito deve ser combatido por aqueles que se dizem cristãos. 


Quando falo de preconceito, estou me referindo ao juízo de valores em relação a outras pessoas que me levam a uma atitude discriminatória. Não temos o direito de menosprezar ou tratar com desprezo qualquer ser humano.


Voltando ao etarismo, trata-se do discriminação por conta da idade. No caso da sociedade moderna os idosos sofrem rejeição no mercado de trabalho e até mesmo no ambiente eclesiástico (igreja).


Vamos olhar a vida de Moisés, a qual é dividida em três etapas: 

- O período de príncipe do Egito, o filho da filha do Faraó;

- ⁠O período de reclusão em Midiã sendo pastor de ovelhas e vivendo sem as pompas palacianas; e

- ⁠o período da liderança do povo de Deus a frente de um dos eventos mais marcantes da história.


A chamada de Moisés para essa grande empreitada ocorre quando ele está com oitenta anos.  “*Quando falaram com o faraó, Moisés tinha oitenta anos de idade, e Arão oitenta e três.”* (Êxodo‬ ‭7‬:‭7‬ ‭NVI‬‬)


A experiência não tem preço, um idoso é chamado para realizar um feito histórico inimaginável. Promover a restauração da autoestima e autonomia de uma nação escravizada.


Liderar já é difícil, ainda mais quando a própria equipe não conhece seu potencial, sua capacidade e as ferramentas que tem a sua disposição. O próprio Moisés tentou passar a missão para outro.


Estamos vivendo mais, graças ao avanço da ciência, e não podemos deixar, ou melhor, perder a experiência daqueles que estão com a idade “avançada”.


Falando do ambiente eclesiástico a coisa é séria, a tecnologia e inovações são muito boas, mas não é o essencial.


Sou do tempo do retroprojetor, avançamos para o data show e hoje o sonho de consumo são os painéis de LED. O uso da tecnologia é extremamente importante, mas não podemos esquecer a função primordial do ser igreja.


Então, olhemos para as pessoas idosas com o mesmo olhar de Deus, eles ainda tem muito a contribuir para um mundo melhor!


Dos oitenta aos cento e vinte anos de Moisés, creio ter sido a melhor fase da sua vida. Ele viveu experiências extraordinárias! Mesmo idoso ele errou e acertou, fez pedidos ousados a Deus e teve coragem de enfrentar seus medos.


Hoje, vejo com alegria muitas, pessoas idosas começando um novo projeto, enfrentando seus medos, buscando novas oportunidades e realizações.


Moisés é um exemplo de alguém que viveu intensamente cada fase e ao final deixou um extraordinário legado!


Não é hora de parar de sonhar, Deus está levantando homens e mulheres para continuar tendo experiências maravilhosas com Ele.


“*Moisés tinha cento e vinte anos de idade quando morreu; todavia, nem os seus olhos nem o seu vigor tinham se enfraquecido.*”

‭‭Deuteronômio‬ ‭34‬:‭7‬ ‭NVI‬‬


Cláudio Eduardo - pastor 


________________


Ao escrever o texto acima choro em ver quantas pessoas são maltratadas, abandonadas e humilhadas porque envelheceram!


Meu sonho é de uma sociedade mais justa e igualitária, envelhecer não demérito ou doença, mas privilégio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIAS AFETIVAS… (AFFECTIVE MEMORIES…)

  MEMÓRIAS AFETIVAS… (AFFECTIVE MEMORIES…) Até hoje trago na lembrança o cheiro da comida da vovó no  fogão a lenha, o passeio de bicicleta...