terça-feira, 24 de outubro de 2023

COMO VOCÊ É RECONHECIDO? (OS DIVERSOS NOMES DOS SEGUIDORES DE JESUS)


 

COMO VOCÊ É RECONHECIDO?

(OS DIVERSOS NOMES DOS SEGUIDORES DE JESUS)

 

“Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos”. (Atos 11:26 NVI)

 

Diante da sociedade podemos ser reconhecidos de várias maneiras diferentes. Como exemplo cito que numa relação comercial podemos ser o cliente ou o prestador de serviço, se torço por um determinado time de futebol quando visto sua camisa sou identificado com aquele time, pode ser pela profissão que exerço ou pela causa que eu venha a defender.

 

No contexto brasileiro a palavra “apelido” significa a maneira como sou denominado devido a alguma característica física ou de comportamento, e passo então a ser reconhecido. Alguns apelidos podem ser uma forma carinhosa para se referir a alguém, outro nem tanto; alguns podem ser relativo a profissão (padeiro, marceneiro, pedreiro, doutor, mestre) e outros podem ser relativos a xenofobia ou o bairrismo tão comum em algumas regiões. Eu prefiro usar o nome da pessoa, acredito trazer mais dignidade.

 

Conheci pessoas que me chamavam de pastor, conversavam comigo, e nunca se deram ao trabalho de perguntar o meu nome, muito triste. O seu nome é um presente dado por seus pais e você irá carrega-lo para sempre, pois na lapide do seu tumulo estará o seu nome. Os títulos que venhamos a acrescentar em nossa carreira nunca expressarão a nossa individualidade. Você o que significou para os seus pais o nome escolhido para você?

 

Se você é cristão, não venha com o discurso de que não me interessa o que pensam de mim; ou não tenho satisfação nenhuma a dar a ninguém; quem sabe a que muitos usam, o meu relacionamento é com Deus, só a ele devo satisfação. A coisa não é bem assim!

 

Jesus, o Cristo, nos ensina sobre a importância do nosso testemunho, o nosso exemplo fala mais alto do que qualquer discurso. Quando falo de exemplo estou me referindo em todos lugares e independente das circunstâncias, na família, na escola, no trabalho, na igreja, no dia-a-dia, entre colegas e amigos, diante dos desconhecidos. A coisa está ficando difícil!

 

Se você quer ser um discípulo autentico e verdadeiro de Jesus, obedeça suas instruções:

“Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos”. (João 13:35 NTLH)

 

Será que teríamos a coragem de fazer a pergunta feita por Jesus a seus discípulos:

“— E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? — perguntou Jesus”. (Mateus 16:15 NTLH)

 

Os discípulos caminhavam com Jesus há algum tempo, como não poderiam saber quem ele é? O que Jesus queria saber era o que ele significava para os seus discípulos.

 

Estamos no primeiro século da era cristã, os seguidores de Jesus Cristo estão sofrendo violenta perseguição. Entre si eles se tratavam como irmãos, no relacionamento com Deus eles eram discípulos, apóstolos, servos (escravos) ou filhos; agora fica a pergunta:

- Como eles eram vistos pelos de fora da igreja?

 

A palavra “cristão” quando foi utilizada pela primeira vez era uma expressão preconceituosa e pejorativa, não se esqueçam que a igreja estava sendo perseguida e ser cristão significava ser marginalizado e excluído da família e da sociedade. Ser chamado cristão era afirmar que eles eram seguidores de Jesus Cristo. É tremendo saber que ser cristão era chegar as últimas consequências para que o evangelho fosse proclamado, mesmo que isso levasse ao sacrifício da própria vida.

 

No decorrer da história, principalmente devido a apostasia da igreja e as sucessivas divisões no cristianismo, os cristãos foram chamados de protestantes, reformadores, evangélicos, ou pela denominação da qual fazem parte. Não importa o nome da congregação que você faça parte, é tempo de resgatarmos o nome de “cristãos”.

 

Os discípulos de Cristo são reconhecidos pelo amor, e não se esqueça:

- Amor é ação, atitude e doar-se! Amor não é sentimento, religiosidade, ociosidade ou inercia!

 

Jesus queria saber o que as pessoas pensavam a seu respeito; os primeiros seguidores do Cristo demonstravam para os de fora, com atitudes, o que aprenderam dele; a história nos mostra milhares de homens e mulheres que escolheram obedecer, alguns sendo martirizados das maneiras mais cruéis; hoje cristão continuam sendo perseguidos sem negar a sua fé; e se você hoje é um cristão, saiba que para o evangelho chegar até nós foi através de um caminho de dor, começando com o Rei dos reis se fazendo como um de nós e sofrendo as mais terríveis humilhação.

 

Não importa se você é evangélico, tradicional, histórico, reformado, protestante, pentecostal, neopentecostal ou nome da denominação que você segue, infelizmente a divisão no meio do povo de Deus é o que vem atrapalhando o testemunho que temos a obrigação de dar.

 

Que sejamos cristãos nesse tempo, vivendo as verdades do Evangelho, e que nossas atitudes e ações reflitam Jesus Cristo.

“Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim”.   (Gálatas 2:20)

 

 

A Ele, o Deus Eterno, toda honra e toda glória!

 

 

Cláudio Eduardo - pastor 


😊



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MÃE COMO MARIA

  MÃE COMO MARIA Cláudio Eduardo   Maria de Jesus, Maria das Graças, Maria das Dores, Maria da Conceição, Maria Auxiliadora, Maria Madalena,...