segunda-feira, 20 de março de 2023

COMO PRECISAMOS APRENDER COM O MESTRE ...

COMO PRECISAMOS APRENDER COM O MESTRE ...

 

Passando por ali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe:

"Siga-me".

Mateus levantou-se e o seguiu.

Estando Jesus em casa, foram comer com ele e seus discípulos muitos publicanos e "pecadores".

Vendo isso, os fariseus perguntaram aos discípulos dele:

"Por que o mestre de vocês come com publicanos e ‘pecadores’? "

(Mateus 9:9-11 NVI)

 

Vamos direto ao assunto:

- Está difícil ser cristão no mundo ocidental!

 

Vivemos uma dualidade entre o fundamentalismo e o relativismo religioso. De um lado temos aqueles que querem manter os rituais e as práticas legalistas do Israel antigo e do outro lado aqueles que consideram ultrapassadas as verdades bíblicas.

 

Esclarecendo: arca da aliança, dez mandamentos com ênfase ao sábado, comidas puras e impuras, sacralização do ambiente de culto, são apenas algumas coisas que poderíamos relacionar sobre o resultado de não olharmos para o Cristo que se fez como um de nós.

 

Deus é relacional, seu Filho, o Cristo nos ensinou sobre isso. Podemos chama-lo, na intimidade, de Pai. O relacionamento é fundamentado no amor e não no medo de sermos castigados por Ele.

 

Em algumas comunidades ditas cristãs, fico horrorizado só de imaginar, parece estarmos no meio dos fariseus que perseguiam Jesus.

 

As orações de Jesus eram na sua intimidade, quando muito os três discípulos mais chegados estavam com Ele. O poder da oração está em Deus a quem dirigimos nossa gratidão e as nossas necessidades, não está na quantidade de pessoas, no lugar onde a fazemos ou no título que o intercessor possui. Precisamos aprender a fechar a porta do quarto e falar no secreto ao Pai.

Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem. (Mateus 6:6-8 NVI)

 

Hoje, parece que retrocedemos, as pessoas estão sendo estimuladas a barganhar com Deus. Parece que estamos no mundo pagão da antiguidade em que se acreditava que as divindades queriam sacrifícios. Quanto maior o sacrifício, maior seria a colheita!

Os tempos são outros, quanto maior a sua oferta, maior será a sua benção. Não aprenderam nada com Jesus:

Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores". (Mateus 9:13 NVI)

 

Jesus foi criticado por ele e seus discípulos não viverem como era costume dos líderes judeus, por ser contra a um ritualismo religioso que não leva a lugar algum, por mostrar que intimidade com Deus é uma vida de serviço ao outro. A compaixão de Cristo incomodou seus algozes.

Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. Então disse aos seus discípulos: "A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos.
Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara". (Mateus 9:35-38 NVI)

 

Você já imaginou que impacto seria se os Cristão imitassem a Cristo?

 

Imagine comigo:

- Igrejas usando seus espaços para acolher os “pecadores” num belíssimo banquete onde Jesus pudesse falar!

- Cristãos pregando as boas novas do Reino em todos os lugares!

- Cristãos (médicos, psicólogos, dentistas, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, e tantos outros da área de saúde) colocando seus serviços (uma vez por semana) a disposição do Mestre para curar pessoas!

- Cristãos trabalhando em prol de que nessa noite nenhuma pessoa fosse dormir com fome devido a pobreza e a falta de comida!

 

Resumindo e saindo do mundo da imaginação, o mundo seria muito diferente se saíssemos do nosso modelo religioso e seguíssemos a Cristo olhando com compaixão a multidão que está a nossa volta....

 

Cláudio Eduardo - pastor


Um comentário:

  1. Excelente reflexão!!! Edna Moraes. prof.ednamoraes@gmail.com

    ResponderExcluir

OBEDECER É A SAÍDA PARA EVITAR MALDIÇÃO…

OBEDECER É A SAÍDA PARA EVITAR MALDIÇÃO… Como tem sido difícil uma vida de obediência,   Escolhemos desobedecer a Deus, e diante disso vem a...