quarta-feira, 20 de novembro de 2019

É NATAL! CADÊ A COMPAIXÃO? ...


É NATAL! CADÊ A COMPAIXÃO? ...

“Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça.”
João 1:16 NVI

Fiquei pensando num título que não fosse tão genérico ou agressivo para o texto a seguir. Vários temas vieram, mas nenhum deles se encaixaram a boa retórica, ou a maneira dita “politicamente correta” para tratar do assunto.

Nesse sentido desejo contar com sua preciosa ajuda na concretização do título do texto a seguir:

Penso que precisamos mais de Jesus na vida da igreja, e menos do modelo judaico sacramental que estamos vivendo.

Me deixa explicar melhor; Jesus ia até as pessoas, se identificava com elas, sentia suas dores, as amava e demonstrava profunda compaixão. Jesus estava comprometido com a sua missão, salvar pessoas.

Hoje, como igreja, muitas vezes não temos consciência da nossa missão, negligenciamos o cuidado com as pessoas, e alguns estão tão preocupados com seus impérios pessoais até mesmo dentro das comunidades locais que não conseguem enxergar a miséria que está a sua porta.

Fomos chamados para cuidarmos de gente de carne e osso, cada indivíduo com sua história, seus traumas, suas crenças e seus valores. Pessoas diferentes que necessitam ser vistas na sua individualidade, em sua singularidade.

Para cuidarmos de pessoas é preciso aprendermos com Jesus o real significado da palavra COMPAIXÃO!

As instituições religiosas Investe recursos em várias áreas, e assim deve fazer para a expansão do Reino de Deus, mas quando se fala de ajudar ao próximo, ao ato de misericórdia, a ação social da igreja, não temos dinheiro.

Será que estamos no caminho certo ou na contramão da história?

Quando olho para Jesus fico abismado com a nossa negligência:
“Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.” (Mateus 9:36 NVI)

Qual tem sido o nosso sentimento diante da miséria que nos cerca?

Chegamos em dezembro, o consumo é incentivado, afinal quem não gosta de ganhar presente?
Usam o nascimento de Jesus como pretexto para endividamento das famílias brasileiras, casas ornamentadas, mesa farta, presentes, musicais com ênfase natalina, shopping center lotados. Onde está o verdadeiro sentido do Natal?

Voltando no tempo, a história do nascimento de Jesus, mostra que Ele foi rejeitado antes mesmo de nascer. Seu nascimento foi num lugar fétido, escuro e sem higiene, porque não havia um acolhimento melhor para uma adolescente gravida. Hoje enchemos de luz a manjedoura, apresentamos o presépio lindo cheio de luz, mas o Salvador, Jesus o Senhor, nasceu num estabulo.

Com Jesus aprendemos a ter compaixão com aqueles que não tiveram com Ele e sua mãe!

No âmbito pessoal é tempo de planejamento, hora de organizar o orçamento, aproveite esse mês para colocar as contas em ordem!

Que tenhamos o olhar de Jesus para a nossa cidade, mostremos compaixão!

Conto com suas orações!

Pr Cláudio Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...