sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Santidade

Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente? Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”. Portanto, “saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor. “Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei” "e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas”, diz o Senhor todo-poderoso. Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.                  2º Coríntios 6.14-18; 7.1
                                                       
         Hoje desejo compartilhar com você a preocupação quanto ao compromisso que cada cristão deve ter em relação à santidade e o testemunho.
O texto acima, escrito por volta do ano 56 d.C., mostra a preocupação relativa à visão que devemos ter quanto ao nosso relacionamento com o “mundo” e suas oportunidades. A igreja em Coríntios possui muita semelhança com a igreja da atualidade, crentes vivendo de aparências, convivendo de forma harmoniosa com o pecado, sem escrúpulo, e muitas vezes sendo conivente com as práticas pecaminosas.  Uma Igreja que conhecia a Cristo, mas não desejava que Ele fosse o Senhor da Igreja e de suas vidas.
A partir da visão do Antigo Testamento o apóstolo Paulo mostra a necessidade de assumirmos o compromisso da santidade, tanto no aspecto pessoal, como também na vida comunitária da igreja. Termos como justiça, crente, luz, Cristo e templo de Deus são radicalmente opostos de maldade, descrente, trevas, Belial e ídolos. Tudo que é consagrado a Deus tem que ser separado, exclusivo para o Senhor. “Para qualquer pessoa familiarizada com o Antigo Testamento, o Templo era o lugar em que o Senhor revelava a sua glória, onde expiação era feita pelos pecados do povo e onde uma comunhão santa e jubilosa era experimentada nas épocas festivas.” (Comentário Bíblico Broadman).
Como crente em Jesus Cristo devemos fazer diferença no mundo e não ser tragado por ele. “Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.” (Mateus 5.13) O servo do Senhor não tem condições de servir a Deus e aos seus interesses pessoais e carnais. Não se pode conceber ao templo de Deus (você crente em Jesus) estar entre, ou junto daqueles que estão servindo a Satanás. Fomos chamados a uma vida santa, separados para o Senhor.
Diante da clareza do texto paulino, como também ao convite e os ensinos de Jesus, não podemos aceitar como normal a participação de membros da igreja de Cristo em festa ou ambiente que contrarie o compromisso que temos com Cristo. Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5.17). Por isso, tanto o pastor, como a diretoria, condena a presença de membros da igreja em festa de carnaval, carnaval fora de época (Manaus folia), samba Manaus, Boi Manaus e qualquer outro lugar que não seja condizente a alguém que afirma ter Jesus Cristo como Senhor e Salvador. “Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,...” (1 Pedro 1.14,15)
Ainda, falando sobre nosso compromisso, reafirmamos que valorizamos a família, condenamos o sexo fora do casamento, que é chamado na Bíblia de fornicação (relação sexual entre solteiros) ou adultério (relação sexual onde uma das pessoas seja casada) dependendo das circunstâncias. “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.” (Gálatas 6.7)
Desejamos uma igreja sólida e sadia, “... sem santidade ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12.14b) e perseguiremos este alvo.
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. (João 17.17)

         Uma semana abençoada,

Pr Cláudio Eduardo

2 comentários:

  1. E muito importante vivermos em santidade. Sem santidade ninguem vera a Deus, e para termos um testemunho autentico temos que nos separar mesmo do mundo, estarmos juntos mas nao nos misturarmos. Tenha uma semana abencoada pastor com toda a sua familia.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto sobre a santidade.
    Que a santidade seja uma busca diaria nas nossas vidas.
    Muita Paz para o Senhor e sua Família.

    ResponderExcluir

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...