quinta-feira, 6 de novembro de 2025

É NECESSÁRIO DOMINAR O PECADO! We need to overcome sin!

 


É NECESSÁRIO DOMINAR O PECADO!

 

We need to overcome sin!

 

O pecado está batendo a porta.

 

É tão interessante que, na Caminhada Bíblica, quando nós olhamos para alguns textos, parece que a gente quer passa correndo neles.

 

E eu quero chamar a sua atenção ao capítulo de número 4 do livro de Gênesis.

 

O Gênesis, uma jornada com Deus, que cria, promete e cumpre.

 

No capítulo 4, temos o registro do primeiro homicídio. E muitas vezes não percebemos alguns detalhes na relação de Caim e Abel. Apenas falamos Caim matou Abel porque estava com inveja.

 

Eu quero chamar a sua atenção a lermos os primeiros versículos, versículo de 1 a 9 de Gênesis capítulo 4.

 

Ao mesmo tempo, eu te convido a ler todo o capítulo. Vamos ver o que nos diz nessa porção da palavra de Deus, o texto sagrado.

 

Adão teve relações com Eva, a sua mulher. Ela ficou grávida e deu à luz Caim. Então ela disse:

  — Adquiri um varão com o auxílio do Senhor.

Depois, deu à luz Abel, irmão de Caim. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi agricultor. Aconteceu que, ao fim de um certo tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. O Senhor se agradou de Abel e de sua oferta, mas de Caim e de sua oferta não se agradou. Caim ficou muito irritado e fechou a cara.

Então o Senhor lhe disse:

  — Por que você anda irritado? E por que essa cara fechada?

Se fizer o que é certo, não é verdade que você será aceito? Mas, se não fizer o que é certo, eis que o pecado está à porta, à sua espera. O desejo dele será contra você, mas é necessário que você o domine.

Caim disse a Abel, seu irmão:

  — Vamos ao campo.

  Estando eles no campo, Caim se levantou contra Abel, o seu irmão, e o matou.

O Senhor disse a Caim:

  — Onde está Abel, o seu irmão?

  Ele respondeu:

  — Não sei; por acaso sou o guardador do meu irmão?

(Gênesis 4:1-9)

 

Quando a gente olha para toda essa porção da palavra de Deus, primeiro a profissão de agricultor ou a profissão de alguém que é pastor de ovelhas não é sobre a profissão. Ao mesmo tempo, não é sobre a oferta, mas como você coloca o seu coração naquilo que você está ofertando ao Senhor. O apóstolo Paulo, inclusive, diz que a oferta agradável ao Senhor nos nossos dias são lábios que professem o nome do Senhor, ou você se entregando como sacrifício vivo diante do Senhor.

 

Quando a gente lê esse capítulo, a gente observa que o pecado, ele vai afetando as famílias, afetou profundamente a raça humana. Uma vida para Deus vale mais do que o mundo inteiro o próprio Jesus nos tenha ensinado. Inveja com relação à oferta, nós temos várias passagens bíblicas que vão nos mostrando a maneira como devemos ofertar ao Senhor.

 

Não ofertamos ao Senhor por obrigação. A nossa oferta, a nossa adoração, o nosso louvor não são por obrigação. É pelo sentimento de gratidão e amor para o qual temos diante do Senhor.

 

Temos a história triste de Ananias e Safira no início da igreja cristã que receberam o seu castigo porque estavam com inveja. Nós temos o exemplo da viúva pobre, uma mulher que entrega tudo o que tem no Gazofilácio, na caixinha de coleta das ofertas e que Jesus chama a atenção sobre isso. Não é a quantidade, mas a qualidade da oferta que importa.

 

Deus diz para Caim que o pecado está batendo a porta, mas o quê ele precisa fazer?

Se controlar, controlar os seus desejos e fazer o que é certo diante do Senhor. O pecado nos leva à perca da comunhão com Deus. Perdendo a comunhão com Deus, nós não temos capacidade de ouvir, de entender o que Deus está dizendo e o que Ele espera de cada um de nós.

 

Olhandos para essa situação, eu fico querendo entender o coração da mãe Eva tendo um filho assassinado. É muito dolorido isso, mas ao mesmo tempo, o Deus de graça, o Deus de amor, Ele é Deus de justiça, mas a graça e o amor de Deus, Ele é pleno e real. E aí, lá no finalzinho do capítulo 4, diz que, versículos 25 e 26, Adão tornou a ter relação com sua mulher.

 

Ela deu a luz a um filho a quem pôs o nome de Sete, dizendo, Deus me concedeu outro descendente em lugar de Abel, que Caim matou. A Sete nasceu-lhe também um filho, a qual pôs o nome de Enos. Foi nesse tempo que se começou a invocar o nome do Senhor.

 

Lá com Sete é restaurada o momento de adoração, o momento de comunicação com Deus, o momento em que Deus vai dando a direção às pessoas para cumprirem o propósito para o qual fomos criados.

 

Fomos criados para o louvor e a glória do Senhor.

Fomos criados para cuidarmos da criação de Deus.

Fomos criados para termos uma vida de plena intimidade com o Criador.

 

Então, que Deus abençoe de forma poderosa e rica a sua vida.

 

E olhando para tudo isso, que possamos tirar a seguinte lição, o pecado está sempre batendo a porta, e precisamos controlar os nossos desejos.

 

Graças a Deus, em Jesus Cristo, que nós temos o Espírito Santo que nos dá a direção. Nós temos a Palavra de Deus que nos ensina o propósito do porquê estamos aqui. Então, vamos caminhar com Deus, vamos fazer diferença neste mundo.


Cláudio Eduardo - pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ABENÇOADO POR DEUS EM TUDO! - Blessed by God in everything! -

  ABENÇOADO POR DEUS EM TUDO!   Blessed by God in everything!   Estamos no capítulo de número 24 do livro de Gênesis. E eu tenho uma p...