segunda-feira, 22 de agosto de 2016

É OURO, É PRATA, É BRONZE; E A VIDA CONTINUA!


Ao escrever este artigo, não é minha pretensão emitir juízo politico   sobre a realização das Olimpíadas 2016 na  cidade do Rio de Janeiro.
Neste período a cidade do Rio de Janeiro ficou mais “segura”, ou pelo menos a sensação de segurança foi maior; milhares de turistas passaram por aqui e a economia foi aquecida; o sistema de mobilidade urbana está consideravelmente melhor, além do cartão postal que ganhou o mundo mostrando que o brasileiro é um excelente anfitrião.
Procurei acompanhar a Rio 2016, na medida do possível e através da imprensa. Tivemos belas histórias de superação e foi possível observar o choro de decepção daqueles que não conseguiram o tão sonhado pódio. Aos vencedores que vieram de famílias humildes e de periferia ouvi varias vezes a expressão de que aquele atleta “tinha tudo para dar errado na vida”.
Quando ouvi essa expressão fiquei imaginando nos milhares de pessoas que vivem, constituíram famílias e criaram seus filhos em comunidades carentes deste Brasil, e que estão a margem da sociedade, mas vivem com dignidade ensinando seus filhos e filhas valores e princípios que o tornaram homens e mulheres honestos e com um bom caráter. Ser criminoso é exceção e não regra, e isso independe de condição social, basta ver as pessoas do mundo político, jurídico e do empresariado sendo investigados e condenados na justiça.
A vida é uma constante “olimpíada”, eu e você precisamos definir o que queremos, se o desejo é de estar entre os vencedores, e como deve ser emocionante ouvir o seu nome ser chamado para subir ao pódio, o momento de coroação da sua vitória, mas ali não acaba porque no dia seguinte são novos desafios.
O Apóstolo Paulo usa de inúmeras metáforas para nos chamar a atenção quanto as nossas atitudes diante dos desafios de uma vida comprometida com Deus:
Existem metáforas e alusões, nos escritos paulinos, referindo-se a essas competições de atletismo, a saber: Os corredores (ver I Cor. 9:24); os boxeadores (ver I Cor. 9:26,27); os gladiadores que combatiam contra animais ferozes (ver I Cor. 15:32); os juízes, que conferiam os prêmios (ver II Tim. 4:8); as grinaldas ou louros (ver I Cor. 9:25 e I Tim. 4:7,8); as regras que regulamentavam  essas competições (ver IITim.2:5); as corridas de carros (ver Fil. 3:14). Tais ilustrações esportivas, entretanto, jamais aparecem nos quatro evangelhos, provavelmente porque tais atividades jamais fizeram parte importante na vida da Palestina.[1]

Escrevendo a igreja que estava na cidade Corinto, Paulo afirma:

Vocês sabem que numa corrida, embora todos os corredores tomem parte, somente um ganha o prêmio. Portanto, corram de tal maneira que ganhem o prêmio. Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre. Por isso corro direto para a linha final.
Também sou como um lutador de boxe que não perde nenhum golpe. Eu trato o meu corpo duramente e o obrigo a ser completamente controlado para que, depois de ter chamado outros para entrarem na luta, eu mesmo não venha a ser eliminado dela.[2]

A “olimpíada Rio 2016” acabou, mas a olimpíada da vida continua, é vida que segue; não podemos relaxar no treinamento, afinal de contas temos todas as ferramentas para alcançarmos a coroa da vitória.
Sem Cristo temos tudo para dar errado na vida “Porque o salário do pecado é a morte,”, e com Cristo temos tudo para uma vida vitoriosa “mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor”.[3] 
Parece simples, e o é, quando se tem uma disposição à obediência, uma vida comprometida com a vontade de Deus e uma definição concreta do que é vitória a partir de princípios e valores que definam plenamente o que é eterno e o que é passageiro.
Todos nos tínhamos tudo para dar errado,  Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo”[4]  2 Coríntios 2:14
Que Deus em sua misericordia nos abençoe neste dia!
pr Cláudio Eduardo



[1] Russell Norman Champlin, Ph. D. - O NOVO TESTAMENTO INTERPRETADO VERSICULO POR VERSICULO
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Nova Tradução Na Linguagem De Hoje.  2005, S. 1Co 9.24-27
[3]Sociedade Bíblica de Portugal: A Bíblia Sagrada Em Português, Edição Revista E Corrigida.  2007, S. Rm 6:23
[4] 2 Coríntios 2:14 NVI

CUIDADO COM A INCREDULIDADE!

  CUIDADO COM A INCREDULIDADE!   “Mais tarde Jesus apareceu aos Onze enquanto eles comiam; censurou-lhes a incredulidade e a dureza de c...