domingo, 2 de setembro de 2012

Aplicando os ideais da Reforma em nossas vidas

Aplicando os ideais da Reforma em nossas vidas
                                                     
         Em 31 de outubro de 1517, na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg foi afixada pelo monge Martinho Lutero as 95 teses combatendo a cobrança de indulgencias e os desmandos da igreja institucionalizada. Hoje ao comemorar o aniversário da Reforma Protestante convido você a se juntar aos que antecederam Lutero tais como: Pedro Valdo, John Wycliffe, Jan Hus, e muitos crentes anônimos que foram martirizados por seu amor fidelidade a Jesus Cristo. A Reforma Protestante foi um marco na vida do cristianismo, começando na Alemanha e espalhando rapidamente por toda a Europa, destacamos como lideres na França João Calvino e na Suiça Ulrico Zuínglio, além dos Anabatistas que lutaram pela preservação da santidade da Igreja, fazendo chegar a todos a Palavra de Deus, e demonstrando a cada pessoa sua responsabilidade pessoal perante o Senhor. Nos, os Batistas, “Somos um povo que vem de longe, com muitos nomes, de muitas perseguições, de muitas lutas, mas construindo uma bela história de fé, de doutrina e de princípios.” “Com o nome de Batista existimos desde 1612, quando Thomas Helwys de volta da Holanda, onde se refugiara da perseguição do Rei James I da Inglaterra, organizou com os que voltaram com ele, uma igreja em Spitalfields arredores de Londres. Thomas Helwys, que era advogado e estudioso da Bíblia, ao escrever um livro intitulado "Uma Breve Declaração Sobre o Mistério da Iniquidade", foi preso e morreu na prisão, em 1615. No referido livro, ele escreveu aquilo que é um dos mais caros princípios batistas, o principio da liberdade religiosa e de consciência :"... a religião do homem está entre Deus e ele: o rei não tem que responder por ela e nem pode o rei ser juiz entre Deus e o homem. Que haja, pois, heréticos, turcos ou judeus, ou outros mais, não cabe ao poder terreno puni-los de maneira nenhuma".  (CBB Portal Batista “A nossa historia no Brasil e no mundo”)  
Hoje, depois de 493 anos, descobrimos que não podemos deixar estes ideais se apagarem em nossas vidas, devemos revive-los, contextualizando sem banalizá-los.
“Os Cinco solas são conhecidos como os princípios fundamentais da Reforma Protestante, em latim: Sola Scriptura - somente a Escritura;  Sola Gratia - somente a graça; Sola Fide - somente a fé; Solus Christus - somente Cristo; e Soli Deo Gloria - glória somente a Deus
Estas cinco verdades - “somente” ou "Sola " diferencia os chamados evangélicos do catolicismo romano, que creem na tradição, nas obras, nos santos. A consequência desta forma de doutrina coloca toda a glória do homem saindo o foco à glória a Deus.” (http://blogdawesth.blogspot.com/2009/10/os-cinco-solas.html)

Uma semana abençoada,                                                 

Pr Cláudio Eduardo

A CRUZ É MINHA...

  A CRUZ É MINHA...     A crucificação de Jesus marcou a história da humanidade. Um fato que ocorreu numa colônia do grande império ro...