segunda-feira, 30 de maio de 2011

UMA IGREJA QUE PREVALECE!

UMA IGREJA QUE PREVALECE!

INTRODUÇÃO:

ü O que igreja para você? Prédio? Organização? Estrutura?

VIII- Igreja
Igreja é uma congregação local de pessoas regeneradas e batizadas após profissão de fé. É nesse sentido que a palavra “igreja” é empregada no maior número de vezes nos livros do Novo Testamento.1 Tais congregações são constituídas por livre vontade dessas pessoas com finalidade de prestarem culto a Deus, observarem as ordenanças de Jesus, meditarem nos ensinamentos da Bíblia para a edificação mútua e para a propagação do evangelho.2 As igrejas neotestamentárias são autônomas, têm governo democrático, praticam a disciplina e se regem em todas as questões espirituais e doutrinárias exclusivamente pelas palavras de Deus, sob a orientação do Espírito Santo.3 Há nas igrejas, segundo as escrituras, duas espécies de oficiais: pastores e diáconos. As igrejas devem relacionar-se com as demais igrejas da mesma fé e ordem e cooperar, voluntariamente, nas atividades do reino de Deus. O relacionamento com outras entidades, quer seja de natureza eclesiástica ou outra, não deve envolver a violação da consciência ou o comprometimento da lealdade a Cristo e sua palavra. Cada igreja é um templo do Espírito Santo.4 Há também no Novo Testamento um outro sentido da palavra “igreja” em que ela aparece como a reunião universal dos remidos de todos os tempos, estabelecida por Jesus Cristo e sobre ele edificada, constituindo-se no corpo espiritual do Senhor, do qual ele mesmo é a cabeça. Sua unidade é de natureza espiritual e se expressa pelo amor fraternal, pela harmonia e cooperação voluntária na realização dos propósitos comuns do reino de Deus.5
1 Mt 18.17; At 5.11; 20.17-28; 1Co 4.17 / 2 At 2.41,42 / 3 Mt 18.15-17 /  4 At 20.17,28; Tt 1.5-9; 1Tm 3.1-13 / 5 Mt 16.18; Cl 1.18; Hb 12.22-24; Ef 1.22,23

ü Existem pessoas querendo criar uma igreja a sua maneira;
ü Existem outros querendo fazer da igreja uma colônia de férias ou o seu ponto de entretenimento;
ü E os mais ousados se acham donos da igreja;
ü E aqueles que querem uniformidade ao invés de unidade;
ü Igreja sem problemas e sem dificuldades tem um problema crônico: não está na luta contra o inimigo, se acomodou
·       e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; Mateus 16:18
·       Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33
·       pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. Efésios 6:12
Ø Existimos como igreja para cumprirmos a ordem e os mandamentos dados pelo Senhor da Igreja.
ü  A grande comissão: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
Mateus 28:18-20
ü O grande mandamento: Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22:37-39

Para sermos uma igreja que prevalece é necessário:

I -  DISPOSIÇÃO PARA SERVIR

"Estejam prontos para servir, e conservem acesas as suas candeias,
como aqueles que esperam seu senhor voltar de um banquete de casamento; para que, quando ele chegar e bater, possam abrir-lhe a porta imediatamente.
Felizes os servos cujo senhor os encontrar vigiando, quando voltar. Eu lhes afirmo que ele se vestirá para servir, fará que se reclinem à mesa, e virá servi-los.
Mesmo que ele chegue de noite ou de madrugada, felizes os servos que o senhor encontrar preparados.
Entendam, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que hora viria o ladrão, não permitiria que a sua casa fosse arrombada.
Estejam também vocês preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que não o esperam".    Lucas 12.35-39

Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará. João 12:26


ü Tem sido crônico nas igrejas a falta de disponibilidade de seus membros em servir;
ü Alguns acham que estar na celebração é servir, engano,
ü Celebração é momento de adoração;
ü Servir é disposição em olhar o modelo de Jesus e segui-lo
·        Jesus estava no meio da multidão, mas fazia diferença;
·        Estava na casa de pecadores, mas manifestava o amor do Pai;
·        Olhava para o sofrimento e tinha compaixão.

1. No serviço do meu Rei eu sou feliz, satisfeito, abençoado;
proclamando do meu Rei a salvação, no serviço do meu Rei.

No serviço do meu Rei minha vida empregarei.
Gozo, paz, felicidade tem quem serve a meu bom Rei.

2. No serviço do meu Rei eu sou feliz, obediente, corajoso;
na tristeza ou na alegria sei sorrir, no serviço do meu Rei.

3. No serviço do meu Rei eu sou feliz, jubiloso, consagrado.
Ao Seu lado desafio todo mal, no serviço do meu Rei.

4. No serviço do meu Rei eu sou feliz, vitorioso, decidido.
Quanto tenho, no serviço gastarei, no serviço do meu Rei.

Para sermos uma igreja que prevalece é necessário:

II – CONVICÇÃO DA FÉ


Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia. 2 Timóteo 1:12

ü O que é fé para você?
ü  Biblicamente fé é: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Hebreus 11:1
ü Podemos definir fé como o conjunto de crenças que um individuo possui:
·        O jogador tem fé que vai ganhar
ü Qualquer assunto que estivermos discutindo será fundamentado pela nossa fé:
·        Aborto / homossexualismo / família / ética /
ü Não podemos fundamentar nossa fé em algo irreal;
ü A fé salvifica é fundamentada em Cristo; (não na experiência dos outros;
ü A Bíblia, revelação de Deus é autenticidade da nossa fé;
ü Tem gente querendo andar sobre o mar, (experiências místicas) mas não quer um relacionamento de obediência e submissão ao Senhor;
ü Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. 2 Coríntios 12:9
ü Crescemos na fé estudando e vivendo a Palavra.

Para sermos uma igreja que prevalece é necessário:

III – AMOR





ü  Amor a Deus
·        Se amo a Deus devo obedece-lo
·        Se amo a Deus sentirei prazer em estar na sua presença
Ø Não terei dificuldade em acordar domingo pela manhã;
Ø Não marcarei nenhum outro compromisso para o horário do culto de celebração;
Ø Não sairei antes de terminar;
Ø Quando estamos na presença de quem amamos não vemos o tempo passar.
·        Se amo a Deus amo a sua criação.

ü  Amor ao próximo



Uma Igreja que prevalece:
Ø É UMA IGREJA MISSIONÁRIA
Ø É UMA IGREJA BIBLICA
Ø É UMA IGREJA CRITOCENTRICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...